Parceria de Stela Barbieri e Fernando Vilela foi foco do Segundas Intenções
Postado em 06 DE dezembro DE 2019
Pensar que a parceria entre Stela Barbieri e Fernando Vilela se “resuma” a um casamento bem-sucedido e dois filhos é um engano. Quem esteve presente - ou acompanhou a transmissão do bate-papo com eles pelo nosso espaço no Facebook - no Segundas Intenções na Biblioteca de São Paulo, no sábado, 23 de novembro, pôde conhecer um pouco mais da produção literária destes dois artistas e perceber que a cumplicidade entre eles, vai muito além. Juntos fazem “livros ilustrados”, o que, segundo Fernando, é “o encontro entre duas artes, o da palavra e da imagem, dois elementos narrativos que ajudam na mediação. Obras que misturam duas linguagens diferentes para um público que vai de zero a cem anos. “
[caption id="attachment_57639" align="alignleft" width="702"]

Os autores se conheceram em 2002, numa exposição coletiva num galpão com 15 artistas plásticos. Alguns anos depois, produziam o primeiro livro juntos. "A menina do fio" (Editora Girafinha, 2006) é um conto de fadas moderno, com uma princesa impaciente e rabugenta, que tem um fio duro de cabelo que não para de crescer e se enroscar em todos os lugares. Até que um jovem surge e ajuda a desatar todos estes nós.
Para Fernando, “a literatura sempre esteve ligada à imagem. O livro, além de ser um suporte para leitura, deve ter um aspecto cinestésico, com cheiro e forma. Deve ser um objeto de arte. Por isto, em nossas obras, seu formato é pensado desde o princípio, na matriz de construção da escrita.” Para Stela, estudiosa das tradições orais, sejam elas africanas, brasileiras ou sufis, a literatura começou pela oralidade. Desde sempre teve, na família ou na escola, importantes referências na contação de histórias que “por toda a vida, povoaram a minha imaginação.” Três tias eram educadoras e a uma quadra de casa havia uma biblioteca, o que foi, segundo ela, um divisor de águas em sua vida. Tanto pela formação visual que desenvolveu com as oficinas que frequentou, quanto no relacionamento com as pessoas.
[caption id="attachment_57644" align="alignleft" width="702"]

Ambos são apaixonados e curiosos pelo mundo. Segundo Stela, “me interessa muito as espessuras, as tatilidades. O mundo está muito liso.” Certamente por isto, viajam com frequência e, as vivências adquiridas nas viagens que fazem, os inspiram a criar. Além disto, a participação em encontros literários mundo a fora, propicia descobertas e novos amigos, como o escritor Ferréz, que conheceram em Frankfurt, na Alemanha.
[caption id="attachment_57640" align="alignleft" width="702"]

Para Fernando, “o grande desafio para quem ilustra, é não ser redundante. Não dá para ilustrar o que já foi dito com as palavras. Às vezes, o texto precisa falar mais do que a imagem ou vice-versa. Aí você vai adaptando, cortando daqui, aumentando dali. O livro ilustrado respeita esta interdependência, ele é uma terceira coisa.” “Lemos muito. E lemos muito um para o outro. Somos cada um, o palpiteiro de plantão do trabalho do outro. O que almejamos é que as histórias que contamos sequestrem as pessoas.” finaliza Stela.
Todos os encontros com escritores no Segundas Intenções estão disponíveis no nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/user/SPbiblioteca . Para conferir o bate-papo com o casal, acesse aqui.
Notícias

SP Leituras estará presente na 26ª Bienal Internacional do Livro
O destaque do estande será a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, gerida pela instituição
Postado em 01 DE julho DE 2022
A SP Leituras faz 12 anos e nossa comunidade não para de crescer…
Nossa proposta é acolher a diversidade, promover a cidadania e transformar vidas.
Postado em 23 DE junho DE 2022
SP Leituras lança biblioteca pública digital com 15 mil títulos
A plataforma BibliON irá se conectar com mais de 330 bibliotecas públicas, de 240 cidades, para promover a capacitação e garantir o direito à leitura e ao conhecimento em todo o Estado
Postado em 10 DE junho DE 2022
Série de vídeos da SP Leituras ganha prêmio na Itália
A Associação Italiana de Bibliotecas (AIB) premiou a produção Bibliotecas Fantásticas da SP Leituras, que aborda o conceito de biblioteca viva.
Postado em 23 DE maio DE 2022