Palavras e inspirações: a jornada pelo universo da escrita de Giovana Madalosso
Postado em 31 DE agosto DE 2023
No último sábado, 26 de agosto, o Segundas Intenções reuniu na Oca da Biblioteca entusiastas da literatura para um bate-papo com a escritora Giovana Madalosso. O evento proporcionou um espaço intimista para os participantes mergulharem no universo literário e criativo da autora.
Giovana Madalosso nasceu em uma colônia italiana de Curitiba, em 1975, e seu percurso pela escrita começou ainda na infância. Com o passar dos anos, formou-se em jornalismo e aos poucos foi encontrando caminhos para expressar suas histórias e ideias tanto no âmbito profissional, trabalhando como redatora publicitária, quanto no pessoal, dando margem para a imaginação nas horas livres.
Durante a conversa, Madalosso também revelou algumas das influências literárias, mencionando obras icônicas como O apanhador no campo de centeio, de J.D. Salinger, os trabalhos de Agatha Christie, Lolita, de Vladimir Nabokov, e Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, como peças fundamentais em sua formação como leitora e escritora.
A discussão com a escritora e os participantes foi mediada pelo jornalista Manuel da Costa Pinto que conduziu a conversa para que Giovanna compartilhasse os detalhes de sua jornada para se tornar autora publicada e falasse um pouco sobre os desafios e inspirações para criar cada uma de suas obras. Entre elas estão:
- A teta racional (Grua, 2016), Finalista do Prêmio Biblioteca Nacional;
- Tudo pode ser roubado (Todavia, 2018), Finalista do Prêmio São Paulo;
- Suíte Tóquio (Todavia, 2019), Romance finalista do Prêmio Jabuti e traduzido para vários idiomas, atualmente em adaptação para o cinema;
- Altos e baixos (Leiturinha, 2021), sua primeira obra voltada ao público infantil.
Além disso, é Colunista da Folha de São Paulo e foi uma das idealizadoras do movimento "Um Grande Dia para as Escritoras", que registrou, em fotos, 2.302 escritoras em 53 cidades do Brasil e do mundo. A ação virou livro, publicado em junho deste ano, e é um registro coletivo deste projeto inspirado pela foto "Um Grande Dia no Harlem" feita pelo fotógrafo Art Kane, em 1958, quando ele resolveu registrar a efervescência da cena do jazz estadunidense convidando todos os músicos que estivessem em Nova York para uma foto.
A autora também descreveu como seu primeiro livro ganhou vida de maneira orgânica, fruto de sua necessidade de expressar suas emoções e vivências, especialmente durante sua jornada na maternidade. "A escrita se tornou uma ferramenta indispensável para que eu pudesse lidar com as mudanças e desafios da vida", relatou.
Enfim, esse encontro do Segundas Intenções proporcionou aos presentes descobertas sobre os processos criativos, os trabalhos e projetos de Giovanna e os caminhos que a levaram para a escrita e para a literatura.
Para ter esse contato bem de pertinho com escritores contemporâneos, é só participar dos próximos encontros do Segundas Intenções. Anote na agenda:
Sábado, 16 de setembro, das 11h às 13h, o bate-papo será com a escritora Bruna Maia, na Biblioteca de São Paulo.
Sábado, 30 de setembro, das 11h às 13h, vamos conversar com o escritor Flavio Cafiero, na Biblioteca Parque Villa-Lobos.
Notícias

Veja como foi a cerimônia de lançamento da Biblioteca Virtual Mais Diferenças
Evento aconteceu na manhã de hoje, 23, no auditório da BSP.
Postado em 23 DE agosto DE 2023
Biblioteca Gabriel García Márquez recebe premiação da IFLA
Título de melhor biblioteca pública de 2023 levou em consideração o design, a sustentabilidade e a conexão social
Postado em 22 DE agosto DE 2023
SP Leituras participa de roda de conversa sobre bibliotecas-parque
Evento foi realizado na Pinacoteca de São Paulo, no dia 17 de junho
Postado em 22 DE junho DE 2023
SP Leituras participa do Seminário Nacional de Cultura e Educação
O evento realizado em Brasília, de 14 a 16 de junho, irá discutir as interfaces entre o Plano Nacional de Cultura, o Plano Nacional de Educação e o Plano Nacional de Livro
Postado em 14 DE junho DE 2023