Pacientes internados encontram terapia nos livros
Postado em 29 DE julho DE 2013Como a leitura é uma atividade benéfica, sem contraindicações e recomendada para qualquer idade, a biblioteca também recebe em seu espaço aqueles acompanhantes que desejam ter acesso ao acervo.
"Esse projeto funciona nas unidades de internação e em breve chegará às unidades fechadas como a UTI, UTQ e Centro Cirúrgico. A leitura ajuda as pessoas a fazerem uma terapia, a esquecerem um pouco os problemas. Além de incentivar o hábito de ler, a gente leva a biblioteca até eles. Nosso acervo é composto por revistas, livros, literatura infantil que até o adulto gosta", explicou Vandineide Teles, coordenadora do HUSE.
Há quinze dias internado depois de um atropelamento, José Carlos Santos, 42, conta que vê o tempo passar mais rápido através da leitura. "Quando a gente chega aqui no quarto e vê os dias passando é angustiante não ter o que fazer. Esse projeto é muito bom porque a gente se distrai com a leitura e o dia passa mais depressa", conta.
A Biblioteca do Huse funciona com compras de livros e doações. Para doar, basta levá-los até a biblioteca, que funciona no primeiro andar do prédio administrativo do hospital. Quem não puder ir até o local, pode entrar em contato pelo telefone (79) 3216-2812 e agendar a busca do material. "Estamos necessitando especialmente de romances, revistas em quadrinhos e literatura infantil", ressalta.