Oficinas mostram noções básicas das competições de poesia falada, os Slams
Postado em 15 DE setembro DE 2020

Realizadas na semana passada, as quatro oficinas online Zap! Slam levaram a uma média de 70 alunos por aula temas relacionados ao universo dos slams de poesia: performance, escrita, expressão corporal e contextos sociais e políticos. Conduzidos pelos integrantes do Núcleo Bartolomeu de Depoimento – Teatro Hip Hop, Claudia Schapira, Eugênio Lima, Luaa Gabanini e Roberta Estrela D'Alva, os encontros mostraram as noções básicas das competições de poesia falada.
Na primeira aula, Roberta Estrela D'Alva centrou foco na performance poética e em seus aspectos narrativos e teatrais. Também foram passados exercícios de percepção que exploram a relação do texto escrito com a fala e a postura cênica do corpo. Entre as principais questões levantadas durante a aula, uma das mais discutidas foi a questão presencial nos slams de poesia e a competição como território seguro para as mulheres poderem se expressar.
[caption id="attachment_61576" align="aligncenter" width="702"]

Para Roberta, um dos elementos essenciais da competição é a presença de público, que reage aos poemas apresentados pelos concorrentes e às suas interpretações no palco. Embora muitas das disputas sejam definidas pela avaliação de juízes, a reação da platéia é um quesito importante.
"Slam é presencial", disse a atriz e slammer. "Mas estamos fazendo aqui, porque é o que tem para este momento. Para mim, a grande perda é o público. O pior pra mim é não ter aquela balburdia depois que os slammers terminam."
Max Medeiros, que assistiu a primeira aula disse que a "performance se mantêm, mas agora em audiovisual". E continuou: "Prefiro a presença do público, claro, mas encarar a câmera é outra experiência, não uma experiência menor. Difícil pra gente que nasceu na rua e na rua tem seu palco, mas em tempos que Youtube é o segundo maior sistema de busca de informação, quanto mais ocuparmos esses espaços melhor".
As oficinas continuaram até sexta, com Claudia Schapira falando sobre Slam e escrita; Luaa Gabanini sobre Slam e expressão corporal, e Eugênio Lima sobre Contextos sociais e políticos do poetry slam.
Notícias

A SP Leituras faz 12 anos e nossa comunidade não para de crescer…
Nossa proposta é acolher a diversidade, promover a cidadania e transformar vidas.
Postado em 23 DE junho DE 2022
SP Leituras lança biblioteca pública digital com 15 mil títulos
A plataforma BibliON irá se conectar com mais de 330 bibliotecas públicas, de 240 cidades, para promover a capacitação e garantir o direito à leitura e ao conhecimento em todo o Estado
Postado em 10 DE junho DE 2022
Série de vídeos da SP Leituras ganha prêmio na Itália
A Associação Italiana de Bibliotecas (AIB) premiou a produção Bibliotecas Fantásticas da SP Leituras, que aborda o conceito de biblioteca viva.
Postado em 23 DE maio DE 2022
Bibliotecas: lugares que cuidam de pessoas
O webinar, com especialistas do Brasil, Angola e Portugal, será no dia 6 de maio, às 14h
Postado em 04 DE maio DE 2022