Oficinas de Xadrez Online contam história do jogo e melhor maneira de estudá-lo
Postado em 05 DE janeiro DE 2021
Na BVL, o programa, composto de três aulas de uma hora cada, é destinado aos iniciantes. Indicado para maiores de 7 anos. Transmissão ao vivo na página da biblioteca no Facebook (@BVLbiblioteca). Não é necessário fazer inscrição.
Programação completa:
- Quinta-feira, 21 de janeiro, das 16h às 17h
O Gambito da Rainha
Jogadores iniciantes ou sem rating
Palestrantes: MF Adriano Caldeira e MN Isabelle Tamarozi - Quinta-feira, 18 de fevereiro, das 16h às 17h
Xadrez por equipes
Jogadores iniciantes ou com rating entre 0 e 1400
Palestrantes: MF Adriano Caldeira e Professor Alexandre Araúna Fagundes - Quinta-feira, 25 de março, das 16h às 17h
Xadrez como lazer
Jogadores iniciantes ou com rating entre 0 e 1400
Palestrante: MF Adriano Caldeira e MF Ivan Kuhlmann Nogueira
Minibio dos convidados:
Adriano Caldeira é MF, mestre da Federação Mundial de Xadrez, escreveu dois livros, “Para aprender e ensinar xadrez na escola” e “Mequinho – O xadrez de um grande mestre”, foi em diversas ocasiões técnico da delegação brasileira de menores e atualmente trabalha como professor e administra a plataforma de aulas online clubefox.com.
Isabelle Tamarozi é Mestra Nacional de Xadrez. Foi Campeã Paulista em 2009, 2012, 2016, 2017 e 2019, e foi Campeã Brasileira em 2015, 2016 (escolar) e 2019. Top 10 do ranking da Fide. É estudante de matemática aplicada no Instituto de Matemática e Estatística da USP (IME-USP).
Alexandre Araúna Fagundes é arquiteto e urbanista com curso de extensão universitária de Xadrez. Técnico das Equipes de Xadrez de Mogi das Cruzes. Técnico de Xadrez da Diretoria Atlética do curso de Medicina. Diretor do Clube de Xadrez de Mogi das Cruzes.
Ivan Kuhlmann Nogueira é Mestre da Federação Internacional. Foi Campeão Brasileiro de Blitz. Integrante da Equipe Olímpica em 2004.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025