Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
- A +

Oficina sobre jogos propõe construção de narrativa

Postado em 15 DE setembro DE 2020
[caption id="attachment_61559" align="aligncenter" width="702"]Thiago Baptista. Foto: Reprodução. Thiago Baptista. Foto: Reprodução.[/caption]

Com mais de 80 participantes, a Oficina Online Prática Narrativa e Roteiro para Jogos Digitais, com Thiago Baptista, teve início na tarde de 15 de setembro (há ainda encontros programados para 17, 22 e 24 deste mês). Thiago acredita que, ao final das quatro aulas, os alunos consigam criar os processos narrativos de um game e, já na primeira delas, deixou como exercício o início do projeto, com a escolha de um formato a seguir. O primeiro dia de atividades foi dedicado à teoria, com a explicação detalhada de termos utilizados neste segmento e de conceitos importantes para a construção das sequências nos jogos.

Com muitos exemplos, Thiago demonstrou que o game é um meio de contação de histórias bem diferente do que encontramos no cinema e na literatura. O especialista caracterizou como jogo tudo que "seja lúdico, jogável (interação intencional)". Ele, que defende a tese de não classificação dos produtos entre analógicos e digitais, exibiu e comentou vários trechos de títulos que considera importantes como "Sword Legacy: Omen", além da abertura de "Deathbound", atualmente em produção.

A construção dos roteiros ganhou rica introdução em especificidades, como as diferenciações de formatos (no cinema, por exemplo, é utilizado o master scene, com indicação de cenário, figurino e movimentos dos personagens). Thiago seguiu com as explicações sobre as narrativas, categorizando-as como embutidas (consideradas "tradicionais", textos, vídeos, animações - outros itens que já chegam "prontos", roteiro) e emergentes (que surgem da interação do jogador com o sistema do jogo e o desenho propriamente dito/design do game). Confira uma narrativa embutida, dada como exemplo:

[caption id="attachment_61590" align="aligncenter" width="702"]Reprodução. Reprodução.[/caption]

Segundo ele, é importante ter sempre em mente, na construção de uma narrativa, um tripé básico formado por Mechanics (as regras, o sistema matemático), Dynamics (comportamentos e situações que emergem dos jogadores com o sistema) e Aesthetics (a experiência emocional promovida pelo jogo). Como exemplo, Thiago deu o poker: as regras = Mechanics; o blefe = Dynamics e a experiência do poker = Aesthetics. As diferenças entre jogos de emergência e de progressão também ganharam espaço na primeira aula.

[caption id="attachment_61594" align="aligncenter" width="702"]Reprodução. Reprodução.[/caption]

[caption id="attachment_61595" align="aligncenter" width="702"]Reprodução. Reprodução.[/caption]

Thiago discorreu sobre a narrativa ramificada, com as várias implicações de progressos nos jogos e opções em caminhos a seguir pelos jogadores. E tratou especificamente do design de narrativa, que considera uma subdisciplina do game design e é responsável por fazer o jogo "contar uma história", coordenando elementos embutidos ou emergentes no produto, entre outras funções. Composta por designer de narrativa, escritor de jogo ou game writer, diretor de narrativa, quest designer, dialog designer e tooltip designer, entre outros, a ficha técnica dos títulos foi ainda abordada na primeira aula. O especialista incluiu uma introdução à narrativa dramatúrgica dos jogos e a construção dos mundos neste encontro inicial. O curso prosseguirá com a estruturação dos jogos, criação de personagens e conflitos, introdução à ferramenta Twine (comandos, variáveis e condições), à linguagem Harlowe, narrativas ramificadas, diálogos etc.

Entre os participantes, a presença feminina chamou a atenção, como a de Patrícia Góes, que adora games e deseja prosseguir aprendendo tanto temas referentes às produções audiovisuais quanto às de jogos. Muitos dos alunos já trabalham ou tinham familiaridade com o segmento, como Fábio José que escreve roteiros e Charleu Tenório, que conta com um livro publicado e entrou no mundo do desenvolvimento de jogos como apaixonado por criar histórias. Roberto Siqueira, formado em Tecnologia em Jogos Digitais, por sua vez, até conseguiu desenvolver roteiros que funcionaram para games pequenos e lineares em sua trajetória e Danilo Freire lembra que começou seus estudos em Design em Caruaru, destacando a influência do cordel e das técnicas de xilogravura. Afonso Lacerda, por sua vez, contou que está aprendendo a programar jogos simples e costuma interagir com jovens e crianças por meio da informática educativa.

[caption id="attachment_61600" align="aligncenter" width="702"]Reprodução. Reprodução.[/caption]

 

Política de Privacidade

Este site é mantido e operado por SP LEITURAS - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários, otimizando a experiência no site. Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.

b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt

Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.