Oficina online ensina métrica e ritmo na poesia com versos de Horácio
Postado em 21 DE dezembro DE 2020
Música e ritmo na poesia metrificada. Foto: Pexels[/caption]Para encurtar a distância entre teoria e prática, doutrina e poesia, a oficina online "O poeta é um fazedor: ritmos antigos e versos contemporâneos" propõe um modo ao mesmo tempo divertido, inovador e rigoroso de ensinar métrica. As aulas acontecem às terças e quintas, de 5 a 14 de janeiro, das 14 às 16h. Para se inscrever, basta acessar www.bsp.org.br/inscricao. Vagas limitadas.
A partir de versos do célebre poeta romano Horácio (65 a.C. – 8 a.C.), Nogueira exercita a criatividade e afina o ouvido musical dos alunos. O curso faz parte do projeto Literatura Brasileira no XXI, em parceria com a Unifesp.
Partindo da análise minuciosa de alguns dos metros utilizados por Horácio, e de como podem ser recriados em português, pretendemos ensinar o básico da técnica do verso metrificado e regular em nossa língua.
"Para tanto, proporemos uma série de exercícios métrico-rítmicos, mediante os quais os alunos tomarão contato com a própria técnica da poesia, refinando o pensamento e afinando a imaginação", diz o professor.
Érico Nogueira é professor de Língua e Literatura Latinas na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Foi finalista do Prêmio São Paulo de Literatura com "Contra o Bicho da Terra tão Pequeno" (2018), e finalista do Prêmio Jabuti com "Poesia Bovina" (2014) e "Dois" (2010). Venceu o Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura por "O Livro de Scardanelli" (2008). Atualmente é pesquisador visitante na Universidade de Oxford, onde estuda e traduz o poeta britânico Geoffrey Hill.
O poeta é um fazedor: ritmos antigos e versos contemporâneos. Com Érico Nogueira. Dias 5, 7, 12, 14 de janeiro, as 14h às 16h. Para maiores de 18 anos. Carga horária: 8 horas. Inscrições abertas a partir do dia 23, às 10h. Para participar, clique aqui. Vagas limitadas.
Notícias
SP Leituras recebe o Selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo
A SP Leituras foi reconhecida com o Selo de Igualdade Racial 2025, concedido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Postado em 15 DE dezembro DE 2025
Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
