Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Oficina Espalhafatos destrincha o texto jornalístico para adolescentes

Postado em 11 DE fevereiro DE 2021
Todos nós, cotidianamente, lemos jornal, poesia, romance, folhetos de propaganda, notas nas redes sociais. Mas já parou para pensar que cada um desses textos tem características distintas? Eles se dividem, basicamente, em narrativa não ficcional - quando trazem uma história vivida e relatada por uma pessoa, e narrativa ficcional - na qual o autor cria uma história no mundo da imaginação. Na Oficina Espalhafatos, realizada pela primeira vez em formato online na BVL, o foco é exercitar o texto jornalístico. Nesta atividade, João Varella, jornalista e fundador da editora Lote 42, compartilha com adolescentes os conhecimentos básicos desse gênero de escrita além de possibilitar uma vivência prática.

Os participantes, com idade entre 12 e 16 anos, a maioria alunos do SESI-SP acompanhados de sua professora de Língua Portuguesa, são desafiados a fazer uma entrevista - de verdade - com a artista visual e quadrinista cearense Sirlanney. Antes do encontro online, marcado para o dia 12 de fevereiro, os jovens jornalistas pesquisam a biografia da personagem e preparam a pauta de perguntas que funciona como roteiro para a conversa. Os estudantes recorrem ao Instagram da autora, onde ela publica, com frequência, os seus desenhos, e encontram informações sobre seu percurso profissional. Sirlanney é autora do livro Magra de Ruim, ilustradora da publicação Mó Tesão, vencedora do prêmio Dente de Ouro e finalista do troféu HQ Mix. Há mais de 15 anos, publica textos e desenhos na internet, em zines e revistas. Estudou design de moda na Universidade Federal do Ceará e pintura na Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Com a entrevista feita, é hora de escrever o texto jornalístico, que será publicado no Espalhafatos, jornal destinado ao público infantojuvenil distribuído pelo Sistema Estadual de Bibliotecas de São Paulo (SisEB).

Quer ver edições do jornal Espalhafatos? Confira, clicando aqui.

E acompanhe a programação da BVL no nosso site e redes sociais.

Abaixo: Oficina online reúne jovens. À direita, atenção ao texto de não ficção. Foto: Guilherme Landenthin.

[gallery type="rectangular" ids="67318,67319"]