Oficina de Panetones e Chocotones Artesanais
Postado em 05 DE novembro DE 2018
Terminamos o mês de outubro com uma inspiração para o final deste ano. A chef Danielle Trolezi voltou com mais um de seus saborosos cursos para ensinar como fazer o doce que não pode faltar nas ceias de Natal: o panetone! A oficina, em formato expositivo, foi recheada de informações, desde a compra da matéria-prima até técnicas de venda.

Durante duas tardes, 30 e 31 de outubro, os participantes conheceram o processo de fermentação, como rechear os panetones, quais materiais utilizar, formas de embalar e como fazer combinações de sabores. As dicas foram muito importantes para incentivar os alunos a soltarem a criatividade na hora de desenvolver os cardápios para o fim do ano.


Curso do Sebrae
No primeiro dia, na parte da manhã, os alunos assistiram a uma palestra realizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) cujo objetivo era auxiliá-los na hora de precificar, abrir empresa, encontrar clientes e entender sobre gastos e lucros.
A palestra mostrou a importância de saber se organizar financeiramente para ter sucesso no mercado, apresentando de maneira introdutória e clara como se estruturar para não ter ‘dor de cabeça’ no futuro.
Além disso, o Sebrae explicou sobre a função da instituição, deixando claro que eles estão sempre à disposição para auxiliar novos empreendedores.
Palestra de Marketing Digital
Na manhã do segundo dia, o empreendedor digital Gustavo Mendonça apresentou para os participantes do curso estratégias de comunicação no universo digital.
Aconselhou, mostrou novos aplicativos, escutou algumas experiências da plateia e deu muitas dicas para quem está começando. “Falta de tempo, dinheiro e conhecimento para desenvolver seu marketing é muito comum. Talvez a maior dificuldade do pequeno empreendedor seja se relacionar com os recursos da melhor forma. Minha principal dica é não ter medo de experimentar. O fascinante do marketing digital é que você tem licença para errar, contanto que você aprenda.”

Gustavo é residente do espaço coworking da Biblioteca Parque Villa-Lobos e a palestra realizada para os alunos da Oficina de Panetones e Chocotones Artesanais foi a primeira contrapartida oferecida. Os espaços de coworking públicos fazem parte do Acessa Campus, extensão do programa de inclusão digital AcessaSP executado pela Prodesp (Empresa de Tecnologia do Estado), agora em parceria com a BVL e a Biblioteca do Memorial da América Latina.

Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025