Oficina de Palhaçaria faz rir e emociona
Postado em 22 DE fevereiro DE 2019
A oficina apresentou, de forma prática e teórica, conceitos e ações corporais que podem contribuir para a construção de um palhaço. E, dificuldades individuais à parte, a arte da palhaçaria foi espalhada, aqui, com o prazer de quem conhece o que faz. Hugo incluiu recursos clássicos, além de reunir elementos de investigação contemporânea e discorrer sobre a arte da bufonaria, bem como da História do Circo e dos Palhaços. Uma série de referências foi somada à experiência. Uma luxuosa oportunidade de trocar com quem faz parte da trajetória dos Parlapatões.
No encerramento, os participantes passaram por aquecimento corporal, aprofundaram o estudo de movimentação e repertório, além da teoria sobre o gênero cômico. As apresentações individuais brincaram com elementos cênicos e outros imaginários. Em uma delas, um telejornal foi o tema; em outra, uma moça esteve às voltas com uma cobra e uma flauta; em outro ainda, uma pessoa sozinha no centro das atenções, desafiando-se.
Desafios estes que, segundo Hugo, estão sempre presentes na arte de fazer rir, no brincar com o fracasso, no não desistir. Que a alegria esteja sempre presente nos dias que virão, como o desejo de fazer rir que a oficina deixou gravado em cada um dos que por aqui passaram.
Quem é Hugo Possolo?
Ele é ator, cenógrafo, figurinista, aderecista e diretor. Formado em Jornalismo, Hugo faz questão de ser chamado de Palhaço. Ele dedica-se ao teatro desde a adolescência.
No teatro profissional, atuou em vários grupos e também esteve na Escola de Circo Picadeiro. Hugo começou a atuar na rua, passando o chapéu para sobreviver. Assim surgiu, no início da década de 90, o grupo teatral Parlapatões, Patifes & Paspalhões, que em 2019 completa 28 anos. O Parlapatões, Patifes e Paspalhões é um grupo de teatro de São Paulo, formado em 1991, inicialmente por Alexandre Roit e Hugo, aos quais se juntaram temporariamente Jairo Mattos e Arthur Leopoldo Silva no ano seguinte.
Atualmente, entre suas atividades, coordena a SP Escola de Teatro.
[gallery type="thumbnails" size="large" ids="57592,57598,57593,57605,57603"]
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025