Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Obra de Machado de Assis é sugestão do Leitura ao Pé do Ouvido

Postado em 12 DE fevereiro DE 2021

12.02_BSP_Capa

O Leitura ao Pé do Ouvido apresenta a obra "Confissões de uma viúva moça", de Machado de Assis. O conto revela a história de Eugênia, que, logo após a morte do marido, isolou-se de tudo e de todos. Mas, com o tempo, as memórias de seu passado começam a ser reveladas. 

Quer saber o que aconteceu na vida da protagonista? Embarque aqui nessa leitura em formato digital!

Trecho lido: 
"A moléstia de meu marido durou poucos dias. De dia para dia agravava-se. No fim de oito dias os médicos desenganaram o doente. 
Quando recebi esta fatal nova fiquei como louca. Era meu marido, Carlota, e apesar de tudo eu não podia esquecer que ele tinha sido companheiro da minha vida e a ideia salvadora nos desvios do meu espírito. 
Emílio achou-me num estado de desespero. Procurou consolar-me. Eu não lhe ocultei que esta morte era um golpe profundo para mim. 
Uma noite estávamos juntos todos, eu, a prima Elvira, uma parenta de meu marido e Emílio. Fazíamos companhia ao doente. Este, depois de um longo silêncio, voltou-se para mim e disse-me: 
— A tua mão. 
E apertando-me a mão com uma energia suprema, voltou-se para a parede. 
Expirou.  
Passaram-se quatro meses depois dos fatos que te contei. Emílio acompanhou-me na dor e foi dos mais assíduos em todas as cerimônias fúnebres que se fizeram ao meu finado marido."