O filósofo Luiz Felipe Pondé e a autópsia da alma
Postado em 02 DE fevereiro DE 2021

O escritor e filósofo Luiz Felipe Pondé é capaz de traduzir em linguagem acessível grandes questões que dominam a Filosofia. Convidado do Segundas Intenções Online de fevereiro, na Biblioteca de São Paulo (BSP), integrando a programação especial que celebra os 11 anos da biblioteca, Pondé foi entrevistado por Manuel da Costa Pinto. Colunista da Folha de S. Paulo, comentarista do Jornal da Cultura e do recém-lançado programa Linhas Cruzadas na TV Cultura, Pondé é doutor em Filosofia pela Universidade de Paris e pela Universidade de São Paulo e pós-doutor pela Universidade de Tel Aviv. Também é criador e diretor do Laboratório de Política, Comportamento e Mídia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e professor da Fundação Armando Alvares Penteado.
No bate-papo, Pondé falou sobre sua formação acadêmica e contou histórias curiosas. Nascido numa família de médicos, o escritor pernambucano cursou cinco anos de Medicina, na Bahia. Durante o curso, sentiu falta de mais cadáveres para estudar anatomia. Para contornar o problema, fez um estágio voluntário no necrotério da polícia técnica de Salvador, onde permaneceu por um ano e aprendeu a fazer autópsias. Um interesse profundo pela psicanálise e por Freud acabou lhe desviando da carreira médica. Daí para a filosofia, foi um passo. “Diziam, quando cheguei à Filosofia, que tinha sangue nas mãos”, contou Pondé.
A carreira acadêmica foi evoluindo, mas Pondé sempre teve o desejo de atuar também na mídia, levando o debate para o grande público. Escreveu para o jornal Estado de S. Paulo, entre outros, até que, em 2008, tornou-se colunista na Folha. “O Otavio Frias Filho (diretor de redação), me falou: ‘Pondé, quero que você quebre o couro dos contentes e que você traga um pouco de ceticismo e tristeza para esse jornal.’ E eu cumpro essa missão até hoje”. O filósofo procura mostrar que as construções demasiado otimistas estão cheias de buracos.
Autor de mais de uma dezena de livros que versam sobre filosofia, religião, moral e literatura, Pondé irá lançar nas próximas semanas A era do niilismo: notas de tristeza, ceticismo e ironia, pela Globo Livros. Na obra, investiga os sentimentos de angústia e desesperança que incidem sobre os mais diversos âmbitos da vida e da humanidade.
Ao final do bate-papo, Pondé ainda respondeu algumas perguntas de internautas, como essa: “Falta ao brasileiro, de todas as classes, mais autorreflexão? A situação atual do país é resultado de uma falta de reflexão?” – “Acho difícil identificar a causa da situação brasileira. Eu acho que falta repertório, mas muita vezes o repertório na elite brasileira é usado como uma degustação de vinhos. Fernand Braudel, historiador francês que deu aulas na USP de 1935 a 37, comentava que era convidado para jantares na elite paulistana. E estes, sempre tinham o seu “francês” para falar alguma coisa inteligente antes do jantar. Mas a recomendação é que deveria ser curto. Não mudou nada. A elite econômica ilustrada continua sendo muito duvidosa.”
A seguir, a íntegra da entrevista:
https://www.facebook.com/BSPbiblioteca/videos/1101170880326104
Acompanhe a programação completa de aniversário #BSP11anos aqui.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025