Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

No Clube de Leitura, um homem triste busca nas cartas do tarô um novo destino

Postado em 18 DE maio DE 2021
O Clube de Leitura do mês de junho traz o romance Boa noite, amazona, de Manoel Herzog para o debate que acontece dia 25 de junho, das 15h às 17h. O personagem central e narrador deste livro, publicado em 2019, é um economista de esquerda, frustrado e contraditório, que leu toda a obra de Karl Marx e trabalha para um grande banco privado.

A prosa irônica e ácida revela um homem que, aos 49 anos, acumula frustrações e tristezas: um divórcio, a morte do pai e o desejo de tornar-se escritor, mas sem conseguir levar a cabo seu projeto. Além disso, é diagnosticado com a chamada Síndrome das Pernas Inquietas, que o leva a uma sequência de noites insones.

De dor em dor, ele encontra a saída: uma bruxa-espanhola lê seu destino no tarô e diz que sua salvação está na floresta. Em Boa noite, amazona, o personagem empreende uma viagem pelas entranhas de si mesmo e pelo coração da selva.  Neste mergulho profundo, Manoel Herzog expõe além do indivíduo, também a sociedade hipócrita que o produz.

[caption id="attachment_68811" align="aligncenter" width="559"] Uma bruxa-espanhola lê o destino do protagonista no tarô e diz que sua salvação está na floresta. Algumas cartas, relacionadas ao enredo, ilustram a publicação.[/caption]

Quer conhecer um pouco da obra? Leia um trecho.

Manoel Herzog é nascido em Santos, São Paulo, em 1964. Estreou na literatura com os poemas Brincadeira surrealista, em 1987. Entre outros livros, é autor de Os bichos (2012), Companhia brasileira de alquimia (2013) e de A comédia de Alissia Bloom (2014), pelo qual recebeu o terceiro lugar no prêmio Jabuti.

Clube de Leitura –  Boa noite, amazona, de Manoel Herzog
. Sexta-feira, 25 de junho, das 15h às 17h. Com equipe BVL.Vagas limitadas. Inscrições a partir de 9 de junho, às 10h, em www.bvl.org.br/inscricao.