Nascimento de Garcia Lorca
Postado em 05 DE junho DE 2014

Há 116 anos, no dia 5 de junho de 1898, nascia o poeta espanhol Federico García Lorca.
Natural de Granada, Espanha, formou-se em Direito, mas logo mergulhou no universo das artes e passou a produzir peças, compor no piano e, principalmente, a declamar poemas em apresentações.
Pela poesia, também se identificava com os mouros, judeus, negros e ciganos, alvos de perseguições ao longo da história de sua região. Ele próprio sentiu na pele a discriminação com que os espanhóis da época o tratavam por ser homossexual.
Entre 1929 e 1930, visitou Nova York, experiência que trouxe à tona as obras mais surreais de Lorca, como Nova York num poeta, na qual relata o medo e o isolamento próprios da cidade em que estava.
Jamais deixou de manifestar suas ideias socialistas e sua aversão aos fascistas e aos militares franquistas, sendo certamente um dos alvos mais visados pelo conservadorismo espanhol que ensaiava a tomada do poder.
Em 1931, criou e dirigiu a companhia teatral La Barraca, que percorreu as aldeias de todo o país encenando autores famosos como Cervantes e Lope de Vega. Escreveu Bodas de Sangue (1933), uma história verdadeira de ciúme e morte entre camponeses de Andaluzia, peça teatral que abriu uma nova era no teatro moderno da época. Escreveu ainda Yerma (1934) e A Casa de Bernardo e Alba (1936), que ficaram conhecidas em diversos países.
Em 1934, já era o mais famoso poeta e dramaturgo espanhol vivo. No dia 19 de agosto de 1936, no auge de sua produção intelectual, foi executado com um tiro na nuca por militantes franquistas no início da Guerra Civil Espanhola.
Na BSP você encontra algumas das obras de Federico García Lorca, veja:

Obra poética completa
Neste livro, o leitor poderá encontrar a obra poética completa de Federico García Lorca, observando a evolução do poeta. Poeta e dramaturgo, Lorca legou uma obra que, segundo críticos, ultrapassou as fronteiras de tempo e de sua tão querida Espanha. Lorca produziu, em tão breve período de tempo, uma poesia com traços universais.

Assim que passarem cinco anos - Lenda do tempo
Assim que passarem cinco anos: Lenda do tempo é uma peça do poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca. Escrita em 1931, é uma paródia dos melodramas familiares com cenas sem ligação aparente, permeadas por toques surrealistas. Em vários momentos, a trama se quebra e os diálogos não têm concatenação lógica.

Santiago
O poema 'Santiago', de García Lorca, faz parte do seu primeiro livro de poesia.Traz ilustrações do espanhol Javier Zabala.

Romanceiro gitano e outros poemas
Frederico García Lorca é considerado o maior poeta espanhol contemporâneo. Romanceiro Gitano, que dá o título a este livro, composto de poemas escritos entre 1924 e 1927, é sem dúvida sua obra mais popular.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025