Nascimento de Charles Baudelaire
Postado em 09 DE abril DE 2014
Nascido há 193 anos, em 9 de abril de 1821, em Paris, Charles Baudelaire foi um poeta boêmio considerado um dos precursores do movimento simbolista e fundador da tradição moderna de poesia. Sua obra teórica também influenciou profundamente as artes plásticas do século XIX.
Órfão de pai aos seis anos, Baudelaire detestava o segundo marido da mãe, o general Jacques Aupick (mais tarde, esse sentimento inspiraria sua atitude rebelde diante das convenções sociais e dos temas frívolos na poesia).
Após anos de desavenças com o padrasto, o escritor interrompeu os estudos em Lyon para fazer uma viagem à Índia. Na volta, participou da Revolução de 1848, série de conflitos que varreram a Europa e eclodiram devido à crise econômica que abalou os regimes monárquicos.
Em 1847, lançou La Fanfarlo, seu único romance (trata-se, mais propriamente, de uma novela autobiográfica). Dez anos depois, quando As flores do mal foi publicado, todos os envolvidos com o livro foram processados por obscenidade e blasfêmia. Além de pagarem multa, viram-se obrigados a retirar seis poemas do volume original (só publicado na íntegra em edições póstumas).
Tanto As flores como Pequenos poemas em prosa introduziram elementos novos na linguagem poética, fundindo opostos existenciais como o sublime e o grotesco.
De 1852 a 1865, Baudelaire traduziu os textos do poeta e contista norte-americano Edgar Allan Poe, por quem se entusiasmara já no final da década de 1840.
Outra faceta do poeta, a de usuário de drogas e sifilítico, surgiu em Os paraísos artificiais, ópio e haxixe (1860), uma especulação sobre plantas alucinógenas. Escreveu também obras de cunho intimista e confessional, como Meu coração desnudo.
Baudelaire foi um dos maiores poetas franceses de todos os tempos. Pioneiro da linguagem moderna, tinha entre seus admiradores homens como Victor Hugo, Gustave Flaubert, Arthur Rimbaud e Paul Verlaine.
Gastou todos seus bens na boemia e na jogatina parisienses. Mergulhado em dívidas, teve de se resignar a medidas judiciárias tomadas pelos familiares. Um tutor foi nomeado para lhe controlar os gastos.
Seus últimos anos foram marcados por doenças de origem nervosa. Baudelaire morreu com apenas 46 anos, nos braços da mãe. Seu talento e seu intelecto só seriam totalmente reconhecidos depois.
Você já leu algum livro de Baudelaire? Veja o que a BSP possui em seu acervo:

As flores do mal
Consideradas o marco da poesia moderna, As flores do mal reúnem de modo exemplar uma série de motivos da obra do poeta - a queda; a expulsão do paraíso; o amor; a morte; o tempo; o exílio e o tédio.

Pequenos poemas em prosa
Pequenos poemas em prosa, obra póstuma, publicada em 1869 na reunião de escritos do autor feita por Théodore de Banville e Charles Asselineau, consumiu mais de dez anos até sua feição definitiva, em 1866. Legou conceitos fundamentais para a modernidade, entre outros, o do flâneur. Muitos dos poemas foram publicados anteriormente em jornais e receberam de pronto a estima e a admiração da crítica e do público.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025