Na sua casa pode caber o mundo inteiro!
Postado em 02 DE junho DE 2020

O mês de maio ganhou mais cor e imaginação com o lançamento da série "Na minha casa cabe o mundo inteiro", projeto que faz parte da Hora do Conto das Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa-Lobos. Já foram publicados três vídeos, em nossa página do Facebook, nos quais a contadora de histórias Kiara Terra nos desafia a buscar, dentro de casa, novas histórias, objetos e maneiras de contá-las. O objetivo é descobrir o encanto de contagiar e ser contagiado por lendas, contos, fábulas e poesias.
No primeiro vídeo, Kiara ensina como usar recursos que fazem parte do nosso cotidiano para criar personagens, lugares e outros elementos que podem estar presentes na história que se quer contar. Esta dica importante para tornar o momento mais lúdico é utilizada por diversos contadores de histórias. É o caso do escritor Estevão Marques que, com seu projeto chamado Colherim, compartilha a utilização de colheres como elementos percussivos. O grupo Trii também tem um vídeo no qual colheres são elementos da contação. E, no programa Quintal da Cultura, da TV Cultura, há um episódio com contadores utilizando itens diversos e simples, que você pode encontrar na sua casa e reunir para compor sua própria narrativa. Assista aqui e inspire-se!
Já no segundo episódio da série "Na minha casa cabe o mundo inteiro", Kiara incentiva a encontrarmos o narrador em nós mesmos e dá dicas para isso. Relembre e complemente com algumas dicas que o site Leiturinha selecionou para buscar o contador de história que temos guardado dentro de nós. Veja aqui o conteúdo.
E, no último sábado de maio, o projeto trouxe uma reflexão: desconstruir o "Era uma vez". Kiara sugere, neste terceiro episódio, a busca por novos referenciais tanto na literatura quanto nos personagens e protagonistas de grandes histórias, fictícias ou reais. Muitas delas, já adaptadas para o universo infantil, apresentam líderes e pessoas que estiveram à frente de grandes transformações sociais. Veja, algumas dicas de leitura, para você se apropriar e fazer na sua contação:
[gallery size="medium" ids="60225,60226,60227"]
Mais uma dica:
O Banco Itaú, por meio da campanha de incentivo à leitura “Leia para uma criança”, oferece diversos livros digitais gratuitos para baixar no celular ou no computador. Uma das grandes histórias de sucesso desta iniciativa é o livro infantil "Malala: a menina que queria ir para a escola", de Adriana Carranca e ilustrado por Bruna Assis. Experimente essa forma diferente de contar grandes histórias. Acesse aqui.
E lembre-se, o projeto "Na minha casa cabe o mundo inteiro" continua acontecendo. Agora vamos entrar no universo das histórias e brincadeiras com Lili Flor e Paulo Pixu. Todo sábado, às 15h, em nossa página do Facebook.
Notícias
SP Leituras recebe o Selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo
A SP Leituras foi reconhecida com o Selo de Igualdade Racial 2025, concedido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Postado em 15 DE dezembro DE 2025
Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
