Música, filosofia e humor
Postado em 09 DE outubro DE 2023.png&largura=1280&altura=720)
A BSP recebeu no programa Segundas Intenções, do dia 7 de outubro, os poetas e escritores Érico Nogueira e Pedro Marques. Professores da Unifesp, ambos ingressaram na literatura por caminhos literalmente opostos. Érico usa a filosofia como matéria-prima para a produção de seus livros, já o forte da inspiração de Pedro vem da música. Na conversa mediada pelo jornalista Manuel da Costa Pinto, eles desbravaram os diferentes estilos poéticos, mas com dois pontos em comum: a ironia e o humor.
Érico Nogueira é autor de O livro de Scardanelli, vencedor do prêmio Minas Gerais de Literatura, que faz paródia com os poemas do poeta e filósofo alemão Friedrich Hölderlin, produzidos em seus anos finais de vida, quando foi diagnosticado com insanidade mental. “Uma das características do meu trabalho é a escrita de poemas a partir de modelos, que é algo que os poetas sempre fizeram e fazem, mas a maioria esconde”, comenta Nogueira.
A veia cômica do escritor permeia as outras publicações de sua autoria, como o Dois, Poesia bovina e Aqui, ali e além. “Poesia bovina, por exemplo, contém altas doses de ironias, são poemas bucólicos, contemporâneos, combinando a sátira do nosso mundo com a poesia clássica”, comenta.
Os poemas de Pedro Marques também são recheados de sarcasmos, troças e zombarias com a vida cotidiana, mas confeitados de bossa musical. “A poesia pra mim sempre foi uma coisa cantada, não era algo para ser lido. Muita gente chegou na literatura por meio da música”, conta o escritor, que também atua como compositor e estudioso de poesia literária e vocal.
Marques tem Manuel Bandeira como seu poeta preferido, e não por acaso, tema de um dos seus livros: Manuel Bandeira e a música. É autor também de Cluster, Cena absurdo, Saques & Sacanagens, Assbook, entre outros. “A minha poesia sempre teve ligação com a música e o humor, ou seja, tem a pretensão de fazer rir. Só que a sátira é uma coisa meio reacionária porque você bate só no outro que se desvia do comportamento padrão, por isso me critico também nos poemas. Não podemos viver encastelados, o poeta tem que ser castigado também.”
A entrevista completa com Érico Nogueira e Pedro Marques está disponível na página do Facebook da BSP. O próximo Segundas Intenções acontece no dia 11 de novembro, das 11h às 13h, e contará com a presença da escritora, professora e editora Laura Cohen Rabelo. Não é necessário inscrição.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025