Morre Tatiana Belinky aos 94 anos
Postado em 17 DE junho DE 2013

Morreu no último sábado (15/6) a escritora infantojuvenil Tatiana Belinky. Nascida em 1919, em São Petersburgo, na Rússia, Tatiana é autora de mais de 250 livros, que lhe renderam diversos prêmios, e tradutora de muitas obras, entre elas contos do escritor russo Anton Tchekhov. A autora também foi responsável, junto ao marido Júlio Gouveia, pela adaptação da obra de Monteiro Lobato, Sítio do Pica-Pau Amarelo, para a televisão em formato de teleteatro.
Em 1987, publicou o primeiro livro, Limeriques, pela editora FTD, baseando-se nos limericks irlandeses, poemas curtos marcados pela sonoridade, ritmo, rima e pelo bom humor.
Tatiana foi uma grande incentivadora da leitura e, em muitas de suas entrevistas, sempre ressaltou a importância de que as crianças fossem estimuladas desde cedo a ler e a imaginar. “A fantasia é tudo. Sempre digo aos pequenos que o livro é um objeto mágico, muito maior por dentro do que por fora. Por fora, ele tem a dimensão real, mas dentro dele cabe um castelo, uma floresta, uma cidade inteira... Um livro a gente pode levar para qualquer lugar. E com ele se leva tudo”, declarou.
Veja um trecho de uma entrevista dada ao Museu da Pessoa em que ela fala sobre a paixão pela leitura:
Nos últimos anos, a autora costumava receber grupos de crianças em sua casa para contar-lhes histórias e ouvi-las.
"Ela foi uma personalidade muito importante na cultura brasileira e de São Paulo. Não só na literatura, mas também no teatro e na televisão", disse a escritora Ruth Rocha, amiga da autora e companheira de Academia Paulista de Letras.
A Biblioteca de São Paulo possui diversos livros de Tatiana Belinky em seu acervo. Confira alguns títulos:

Tatiana Belinky... quem quiser que conte outra
Tatiana Belinky aprendeu a ler por volta dos quatro anos, em casa, com os bloquinhos de letras que o pai lhe presenteou dizendo que ela podia fazer ponte, casinha, o que quisesse com eles . Ela não fez ponte ou casinha, mas começou a formar sílabas e a pronunciá-las. Foi assim que, antes dos cinco anos, já começava a se aventurar pelo mundo das letras. O ambiente doméstico era propício; os pais e o avô sempre estavam com um livro na mão. Durante a infância Tudo isso e muito mais está no livro da Coleção Aplauso, de Sérgio Roveri.

O segredo é não ter medo
Tatiana Belinky criou catorze quadrinhas que enfrentam, de forma divertida e inesperada, o tema da morte. Ilustradas pelo desenho de Guto Lacaz, elas formam um livro único, ao mesmo tempo engraçado e comovente, dirigido a leitores de todas as idades.

O livro dos disparates - com os limeriques da Tatiana
Este livro procura apresentar poemas recheados de disparates. Nesses versos, qualquer coisa pode virar personagem - pulga, cidadão de Caconde, medos, menina invejosa, cacófatos, entre outros.

O caso do vaso
Um descuido e pronto, a bola quebrou o vaso do corredor do prédio. E agora? Isso merece castigo? Este é o tema desta história sobre limites e punições.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025