Morre na Argentina o cartunista Quino, criador da Mafalda
Postado em 01 DE outubro DE 2020
O cartunista Quino na inauguração da 40ª Feira Internacional do Livro de Buenos Aires. Foto: Romina Santarelli/ Sec. de Cultura da Argentina[/caption]O cartunista argentino Quino morreu na quarta-feira, dia 30, aos 88 anos, em Buenos Aires. O criador de Mafalda e seus amigos havia sofrido um acidente vascular cerebral na semana passada. Os editores confirmaram a morte do artista nas redes sociais.
A morte de Quino repercutiu no mundo inteiro. Por meio das redes sociais, artistas de vários países homenagearam o mestre. No Brasil, a cartunista Laerte publicou uma charge em seus perfis. Maurício de Sousa, o pai da Mônica, também fez sua homenagem, juntando os dois personagens.
[caption id="attachment_61830" align="aligncenter" width="702"]
Homenagem de Mauricio de Sousa a Quino, com Mônica consolando a personagem do cartunista argentino[/caption]Filho de imigrantes espanhóis radicados na Argentina, Joaquín Salvador Lavado Tejón nasceu em 1932, em Mendoza. Em 1945, Quino começa a estudar desenho na Escola de Belas Artes de sua cidade natal.
Em 1954, ele se muda para Buenos Aires, onde começa a publicar seus trabalhos. A carreira como desenhista de humor se firma mesmo em 1963, com a publicação de "Mundo Quino", seu primeiro livro de cartuns.
[caption id="attachment_61829" align="aligncenter" width="702"]
Tirinha da Mafalda[/caption]Mafalda, o alter ego de Quino, nasceria em 1964. Foi por meio da menina de cabelos pretos e abundantes, franca e sincera nos seus questionamentos e nas suas observações sobre o mundo, que o desenhista falou sobre o que enxergava ao redor de si, das injustiças às desigualdades, passando pela falta de empatia com o outro e pela dificuldade de aceitar diferenças.
Quino desenhou 1.928 tiras com a Mafalda. As tirinhas foram traduzidas para diversos idiomas, como inglês, português, coreano, italiano, finlandês, francês, hebraico, alemão, norueguês, guarani e muitos outros.
O artista usava a Argentina e a situação política, econômica e social do país como referência. Apesar disso, seus desenhos conseguiram captar a universalidade das situações que atingiam - e atingem, até hoje - as pessoas no mundo inteiro.
Notícias
17º Seminário Internacional Biblioteca Viva abre inscrições para edição dedicada às bibliotecas verdes
No dia 11 de junho, as atividades acontecem na Biblioteca de São Paulo (BSP) e na Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL), com fóruns e cursos
Postado em 14 DE maio DE 2026
Biblioteca Parque Villa-Lobos ganha destaque internacional em premiações da IFLA
BVL foi reconhecida em iniciativas ligadas à sustentabilidade e inovação em bibliotecas
Postado em 13 DE maio DE 2026
Novo Plano Nacional do Livro e Leitura reforça papel das bibliotecas como espaços vivos de formação
PNLL amplia foco na formação de leitores e na atuação das bibliotecas como centros culturais e comunitários
Postado em 24 DE abril DE 2026
Do rolo de papiro ao livro digital: a longa aventura do livro
No Dia Internacional do Livro, uma viagem pelas origens da leitura, e como diferentes suportes sempre coexistiram e se complementam.
Postado em 23 DE abril DE 2026

