Morre na Argentina o cartunista Quino, criador da Mafalda
Postado em 01 DE outubro DE 2020

O cartunista argentino Quino morreu na quarta-feira, dia 30, aos 88 anos, em Buenos Aires. O criador de Mafalda e seus amigos havia sofrido um acidente vascular cerebral na semana passada. Os editores confirmaram a morte do artista nas redes sociais.
A morte de Quino repercutiu no mundo inteiro. Por meio das redes sociais, artistas de vários países homenagearam o mestre. No Brasil, a cartunista Laerte publicou uma charge em seus perfis. Maurício de Sousa, o pai da Mônica, também fez sua homenagem, juntando os dois personagens.
[caption id="attachment_61830" align="aligncenter" width="702"]

Filho de imigrantes espanhóis radicados na Argentina, Joaquín Salvador Lavado Tejón nasceu em 1932, em Mendoza. Em 1945, Quino começa a estudar desenho na Escola de Belas Artes de sua cidade natal.
Em 1954, ele se muda para Buenos Aires, onde começa a publicar seus trabalhos. A carreira como desenhista de humor se firma mesmo em 1963, com a publicação de "Mundo Quino", seu primeiro livro de cartuns.
[caption id="attachment_61829" align="aligncenter" width="702"]

Mafalda, o alter ego de Quino, nasceria em 1964. Foi por meio da menina de cabelos pretos e abundantes, franca e sincera nos seus questionamentos e nas suas observações sobre o mundo, que o desenhista falou sobre o que enxergava ao redor de si, das injustiças às desigualdades, passando pela falta de empatia com o outro e pela dificuldade de aceitar diferenças.
Quino desenhou 1.928 tiras com a Mafalda. As tirinhas foram traduzidas para diversos idiomas, como inglês, português, coreano, italiano, finlandês, francês, hebraico, alemão, norueguês, guarani e muitos outros.
O artista usava a Argentina e a situação política, econômica e social do país como referência. Apesar disso, seus desenhos conseguiram captar a universalidade das situações que atingiam - e atingem, até hoje - as pessoas no mundo inteiro.
Notícias

A SP Leituras faz 12 anos e nossa comunidade não para de crescer…
Nossa proposta é acolher a diversidade, promover a cidadania e transformar vidas.
Postado em 23 DE junho DE 2022
SP Leituras lança biblioteca pública digital com 15 mil títulos
A plataforma BibliON irá se conectar com mais de 330 bibliotecas públicas, de 240 cidades, para promover a capacitação e garantir o direito à leitura e ao conhecimento em todo o Estado
Postado em 10 DE junho DE 2022
Série de vídeos da SP Leituras ganha prêmio na Itália
A Associação Italiana de Bibliotecas (AIB) premiou a produção Bibliotecas Fantásticas da SP Leituras, que aborda o conceito de biblioteca viva.
Postado em 23 DE maio DE 2022
Bibliotecas: lugares que cuidam de pessoas
O webinar, com especialistas do Brasil, Angola e Portugal, será no dia 6 de maio, às 14h
Postado em 04 DE maio DE 2022