Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Morre aos 90 anos, a poeta, dramaturga e ensaísta Renata Pallottini

Postado em 08 DE julho DE 2021
Morreu nesta quinta, dia 8, a poeta, dramaturga e ensaísta Renata Pallottini, aos 90 anos. Formada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), era reconhecida por sua ampla formação. Foi vendedora do Troféu Juca Pato 2017, um dos mais importantes da literatura nacional, pelo conjunto de sua carreira e, especificamente, por seu livro de poemas, Poesia Não Vende, publicado um ano antes pela Hucitec Editora.

Começou a vida profissional como advogada até que, uma bolsa de estudos em Madri, a levaria por novos caminhos. Renata ficou fascinada pelo teatro tradicional espanhol, e retornando ao Brasil graduou-se em Artes Cênicas pela Escola de Arte Dramática (EAD) da USP e mais tarde tornou-se professora na Escola de Comunicações e Artes, na mesma universidade.

Além da carreira de advogada e da vida acadêmica, manteve viva sua grande paixão pela poesia. Quando ainda era estudante de Direito, publicou seu primeiro livro de poemas, Acalanto. Foi tradutora, escreveu peças de teatro e obras infantis e juvenis e fez trabalhos para a televisão como a série da Rede Globo, Malu Mulher. Renata era membro da Academia Paulista de Letras e integrou a União Brasileira de Escritores, tendo participado de várias diretorias.