Momento Itália/Brasil
Postado em 22 DE maio DE 2012
Logo do Momento Itália/Brasil: união de grandes símbolos dos dois países (Cristo Redentor e Coliseu)
Participe dessa festa! Confira as atividades que Biblioteca de São Paulo preparou para celebrar a literatura italiana:
24 de maio
16 horas - Literatura em trechos
25 de maio
16 horas - Leitura ao pé do ouvido
18 horas - Sarau da Prosa Poética
19 horas - Leituras e Letras em Harmonia
27 de maio
16 horas - Hora do conto
Várias obras italianas estão em destaque nas prateleiras da BSP. Confira as sugestões de leitura.
O cemitério de Praga (Umberto Eco)

Personagens históricos em uma trama na qual se desenrola a história de complôs, enganos, falsificações e assassinatos, em que encontramos o jovem médico Sigmund Freud (que prescreve terapias à base de hipnose e cocaína), o escritor Ippolito Nievo, judeus que querem dominar o mundo, uma satanista, missas negras, os documentos falsos do caso Dreyfus, jesuítas que conspiram contra maçons, Garibaldi e a formação dos Protocolos dos Sábios de Sião. A única figura inventada nesse romance é o protagonista Simone Simonini, embora o autor defenda que basta falar de algo para esse algo passar a existir.
Divina comédia (Dante Alighieri)

Dante é condenado ao exílio. Ele se perde em uma selva escura e enfrenta muitos obstáculos - uma pantera, um leão e uma loba, até encontrar Virgílio, grande poeta latino que o orienta quanto ao caminho que ele deve seguir. Dante, então, realiza uma jornada espiritual pelos três reinos - Inferno, Purgatório e Paraíso. Esta edição traz as ilustrações de Sandro Botticelli, perdidas durante séculos e identificadas somente na década de 1980.
As cidades invisíveis (Italo Calvino)

As cidades invisíveis, de Italo Calvino, um dos escritores mais importantes e instigantes da segunda metade do século XX, conta a história do famoso viajante Marco Polo, que descreve para Kublai Khan as incontáveis cidades do imenso império do conquistador mongol. Neste livro, a cidade deixa de ser um conceito geográfico para se tornar o símbolo complexo e inesgotável da existência humana.
Um, Nenhum e Cem Mil (Luigi Pirandello)

Ao descobrir, por intermédio da esposa, que seu nariz pende para a direita, Vitangelo Moscarda, anti-herói deste livro, entrega-se por inteiro à especulação metafísica sobre sua própria identidade - quem será este homem que mal conhece suas feições? Como a veem as pessoas mais próximas? O que restará dele uma vez subtraída sua imagem pública? A partir destas indagações, Vitangelo envolve-se numa série de situações tão angustiantes quanto burlescas, que põem em polvorosa a pequena cidade de Richieri.
Decamerão (Giovanni Boccaccio)

Decamerão é um conjunto de cem novelas em que Boccaccio narra a história de sete mulheres e três homens que, fugindo da peste, em 1348, retiram-se para o campo, nas proximidades de Florença. Durante dez dias cada um conta uma história. Essas novelas - sentimentais, satíricas, trágicas ou licenciosas - retratam a vida no século XV, num estilo que se tornou modelo na prosa italiana.
Valentina: 65 - 66 (Guido Crepax)

Valentina é uma fotógrafa descolada que vive fantasias fetichistas. Bissexualidade, êxtase auto-erótico, sadomasoquismo e devaneios oníricos povoados de referências à Art Nouveau permeiam seus quadrinhos. Valentina estreou discretamente, como coadjuvante em uma série de ficção nas páginas da Linus - revista que inventou o gênero de 'quadrinhos adultos'. O herói era Neutron, um detetive que usava seu poder paralisante para combater o crime. Aos poucos, Crepax substituiu os temas policiais e de ficção científica por uma mistura complexa de erotismo, alucinações e sonhos.
Nesta edição o leitor encontrará as primeiras histórias de Valentina, publicadas entre 1965 e 1966.
Alì dos olhos azuis (Pier Paolo Pasolini)

Alì dos olhos azuis reúne uma série de diferentes textos de Pasolini, escritos entre 1955 e 1967. Todos são inéditos no Brasil e documentam a evolução do artista em um dos mais intensos e significativos períodos da vida cultural da Itália e do Ocidente no século XX. O livro representa uma espécie de plataforma a partir da qual se lança a produção literária e cinematográfica de Pasolini. Há diversos gêneros literários presentes - o conto, a crônica, alguma poesia, e os roteiros de Mamma Roma, Accattone e A ricota, que originaram os três primeiros filmes de Pasolini.
Também são várias as situações, ambientações e formas narrativas que se alinham neste volume. O uso do dialeto romanesco se alterna com o italiano culto; a linguagem dos recém chegados camponeses à cidade se mescla ao linguajar típico dos 'romanos de verdade', como se autodefinem os moradores mais antigos da cidade; soluções estilísticas muito diferenciadas se sucedem.
Contos romanos (Alberto Moravia)

Publicado pela primeira vez em 1954, Contos romanos figura entre os mais significativos livros da extensa obra de Alberto Moravia. Ambientados em uma Roma que sai esgotada da Segunda Guerra, os contos são narrados quase sempre por um personagem que fala em primeira pessoa e conta uma história cheia de espertezas, expedientes e pequenos truques da luta para não sucumbir completamente à adversidade. O realismo antes atribuído aos Contos romanos parece agora limitar-se à descrição ambiental de uma Roma que, paradoxalmente, poderá lembrar a periferia contemporânea de uma grande cidade como São Paulo.
Ainda segundo Loredana, "os personagens, figurinhas deformadas, quase marionetes expressionistas, vão além do que se entende por realismo". Esta edição inclui quatro mapas da cidade de Roma, com destaque para os pontos geográficos e lugares significativos citados nos contos, o que ajudará o leitor pouco familiarizado com a geografia romana a situar-se em relação ao espaço físico das narrativas de Moravia.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025