Mauricio de Sousa na BSP
Postado em 19 DE fevereiro DE 2015A BSP recebe, no dia 21 de fevereiro, o criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa. O cartunista vai conversar com o público e falar sobre a criação dos seus famosos personagens.
Mauricio de Sousa começou a desenhar cartazes e ilustrações para rádios e jornais de Mogi das Cruzes, onde vivia. Quando veio a São Paulo, aos 19 anos, procurou emprego como desenhista, mas só conseguiu uma vaga de repórter policial no jornal Folha da Manhã.
Após cinco anos no cargo, em 1959 apresentou ao jornal uma tirinha em que aparecia pela primeira vez o cachorro Bidu – hoje símbolo da empresa da Mauricio de Sousa Produções – e seu dono, Franjinha. O trabalho foi aceito e publicado. A partir daí, Mauricio iniciou sua carreira criando diversos outros personagens: Mônica, Cebolinha, Piteco, Chico Bento, Penadinho, Horácio, Astronauta, sempre inspirado em seus dez filhos e amigos de infância.
Em 1970, lançou a revista da Mônica, com tiragem de 200 mil exemplares, pela Editora Abril. Hoje, publica pela Panini.
Entre quadrinhos e tiras de jornais, as criações de Mauricio de Sousa já chegaram a cerca de 50 países, com mais de 1 bilhão de revistas publicadas.
> Sábado, 21 de fevereiro
às 11 horas
Mediação: Adriana Couto, da TV Cultura.
Inscrições até 20 de fevereiro, pelo e-mail agenda@bsp.org.br ou no balcão de atendimento da BSP.