Matias Aires no Leitura ao Pé do Ouvido de abril!
Postado em 04 DE abril DE 2023
O Leitura ao Pé do Ouvido de abril destaca o livro Reflexões sobre a vaidade dos homens, de Matias Aires. Para acessar a obra completa, acesse o link.
Sobre o autor
Matias Aires Ramos da Silva de Eça (São Paulo, 27 de março de 1705 – 1763) foi um filósofo e escritor brasileiro. Em 1716 seus pais se mudaram para Portugal e Matias ingressou no Colégio de Santo Antão. Em 1722, estudou na Faculdade de Direito de Coimbra, onde recebeu o grau de licenciado em Artes, graduando-se mais tarde na cidade de Baiona, na Galícia. Escreveu obras em francês e latim e foi também tradutor de clássicos latinos. É considerado por muitos o maior nome da filosofia de língua portuguesa do seu tempo.
Trecho
Sendo o termo da vida limitada, não tem limite a nossa vaidade; porque dura mais, do que nós mesmos e se introduz nos aparatos últimos da morte. Que maior prova, do que a fábrica de um elevado mausoléu? No silêncio de uma urna depositam os homens as suas memórias, para com a fé dos mármores fazerem seus nomes imortais, querem que a suntuosidade do túmulo sirva de inspirar veneração, como se fossem relíquias as suas cinzas, e que corra por conta dos jaspes a continuação do respeito. Que frívolo cuidado! Esse triste resto daquilo que foi homem, já parece um ídolo colocado em um breve, mas soberbo domicílio, que a vaidade edificou para habitação de uma cinza fria, e desta declara a inscrição o nome e a grandeza. A vaidade até se estende a enriquecer de adornos o mesmo pobre horror da sepultura.
Notícias

BibliON vence o Prêmio Seleção Mobile Time
Biblioteca digital gratuita concorreu na categoria Inovação com Impacto Social/Ambiental
Postado em 17 DE maio DE 2023--copia.jpg&largura=700&altura=393)
SP Leituras participa do 13º Seminário Beagalê
O Seminário é um momento de encontro dedicado ao debate sobre diferentes questões que atravessam a leitura, literatura, livros e bibliotecas
Postado em 27 DE março DE 2023
Grades não prendem sonhos
Participante do projeto Praler, detento da Penitenciária II de Tremembé envia carta para a escritora Monique Malcher e viraliza nas redes sociais
Postado em 24 DE fevereiro DE 2023
Diretor executivo da SP Leituras recebe medalha Mário de Andrade
Homenagem é em reconhecimento por sua contribuição em prol da preservação do patrimônio cultural brasileiro
Postado em 15 DE dezembro DE 2022