Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
- A +

Maratona infantil Villanova Artigas na Biblioteca Parque Villa-Lobos traz exposição inédita e muitas atividades grátis

Postado em 13 DE julho DE 2015


A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) promove a exposição Vilanova Artigas – A mão livre do vovô que celebra o centenário de nascimento do arquiteto, um dos mais importantes do país. A exposição acontece entre os dias 18 de julho e 25 de outubro e tem um recorte diferente: nela, serão expostos desenhos que o arquiteto fez para seus netos. A exposição é uma iniciativa da Biblioteca Parque Villa-Lobos em parceria com o Museu da Casa Brasileira (MCB), que também dedica um painel expositivo sobre o arquiteto. A abertura da exposição na BVL está programada para as 12h

Os desenhos da exposição são feitos em papéis simples ou de rascunho, com lápis de cor, canetas hidrográficas e esferográficas, muitos deles, inclusive, com intervenções das crianças. A ideia da BVL é explorar o tema pela relação lúdica avôs com netos.

Por isso, além da mostra a biblioteca promove diversas atividades paralelas que dialogam com a obra dele. Uma delas será um bate-papo no programa permanente Segundas Intenções, que traz os escritores Michel Gorski e Silvia Zatz. Eles são autores do livro A mão livre do vovô (Editora Terceiro Nome), que traz impressas algumas das imagens presentes na mostra. A atividade vai ser realizada no dia 18 de julho, às 10h30.

No encontro, os escritores vão falar sobre como foi o processo de edição e de criação do livro, além de comentar sobre suas carreiras e referências literárias. Eles mantêm uma parceria de quase 10 anos e já publicaram os livros Por um triz, Irerê da Silva e O soprador.

Ainda no dia de lançamento da exposição, 18, a biblioteca promove uma Visita Guiada com Rosa Artigas, filha do arquiteto, às 13 horas. Outra atração é a contação de histórias A mão livre do vovô, com a Kiara Terra, às 16 horas, que também ministra a Oficina – Tempo presente. A ideia da oficina é despertar em avós a percepção da importância e beleza de suas histórias vividas. A atividade vai ser realizada às 14 horas.

No domingo, 19, a Companhia Arte Negus realiza outra contação de histórias baseadas no lado lúdico da obra de Artigas, às 16 horas.

Ainda em julho, o programa permanente Pintando o 7 traz atividades paralelas nos dias 22 e 29. A ideia é a criação de desenhos inspirados nas imagens do arquiteto paulista e explorar a relação de infância e de maturidade. As atividades acontecem às 11 horas e são indicadas para crianças a partir de 7 anos.

Encerrando as atividades comemorativas, no sábado, dia 25, A Cia Arte Negus realiza a oficina Conta vô, Conta vô!, destinada a avós e responsáveis. A atividade propõe dicas para manter a atenção das crianças durante o contar de uma história, através da oralidade ou com o uso de livros. O objetivo é proporcionar uma experiência afetiva com momento de descontração entre avós e netos.

A programação paralela da BVL vai até outubro, quando se encerra a mostra.

Entre os destaques, oficinas para criação de livros e zines e diversas atividades em programas como o Pintando o 7 e Hora do Conto. Todas atividades tem um viés de explorar a relação avô e neto. Confira mais informações na tabela abaixo.

 

Sobre Villanova Artigas

Nascido em Curitiba em 23 de junho de 1915 e radicado em São Paulo, João Batista Vilanova Artigas deixou a sua marca em grandes obras, em cerca de 700 projetos que executou durante sua carreira. Entre os exemplos estão o Edifício Louveira, no bairro de Higienópolis; o Estádio do São Paulo Futebol Clube no bairro do Morumbi e o prédio da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP).

Sua obra foi duas vezes premiada internacionalmente com o Prêmio Jean Tschumi em 1972 e Prêmio Auguste Perret, em 1985. Sua maneira de projetar segue influenciando arquitetos até hoje e por isso foi reconhecida, por alguns críticos, como uma verdadeira escola, a chamada Escola Paulista. O arquiteto faleceu em janeiro de 1985.

Outros equipamentos culturais da cidade também celebram o centenário de Artigas. O Itaú Cultural promove o lançamento de dois livros e um filme sobre o arquiteto, além da Ocupação Vilanova Artigas, que discute a sua vida, obra e a arquitetura contemporânea.

Já o Museu da Casa Brasileira conta com um painel expositivo com uma seleção de desenhos originais e brinquedos de papel que o arquiteto fazia como diversão para os netos.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DA EXPOSIÇÃO

 







Sábado, 18 de julho – Abertura






























Horário Atividade
10h30 às 12h Segundas IntençõesBate-papo com Michel Gorski e Sílvia ZatzMediação de Manuel da Costa Pinto.
12h Abertura da exposição.
13h Visita guiada com Rosa Artigas, filha do arquiteto.
14 horas Oficina – Tempo presenteMétodo de narração interativa que pretende despertar em avós ou responsáveis e as crianças a percepção da importância e beleza de suas histórias vividas. A palavra é o elemento de conexão através do qual partilhamos nossas sensações e descobertas.Com Kiara Terra.
16 horas Hora do Conto:A mão livre do vovô, inspirado no livro Michel Gorski e Sílvia Zatz.Com Kiara Terra.

 

Julho

























Dia Atividade
Domingo, 19às 16h Hora do Conto – De avó para neto.Com Cia. Arte Negus.
De terça a sextadas 10h30 às 18h
Atividades espontâneas relacionadas ao tema desenvolvidas pela Ação Educativa da BVL.
Quartas, 22 e 29das 11h às 12h30 Pintando o SeteCriação de desenhos partindo das ilustrações feitas por Vilanova Artigas.
Com equipe BVL. 
Sábado, 25das 15 às 16h Oficina – Conta vô, Conta vô!Para avós ou responsável. A atividade propõe dicas para manter a atenção das crianças durante o contar de uma história, através da oralidade ou com o uso de livros. Características como “criar expectativa”, “antever os acontecimentos”, “dramatizar voz de personagens”, “explorar detalhes da história e/ou ilustração”, “incentivar a interpretação do texto” e “uso de efeitos sonoros”, serão explorados nessa oficina. O objetivo é proporcionar uma experiência afetiva com momento de descontração entre avós e netos.
Com Arte Negus.

 

Agosto

































Dia Atividade
De terça a sextadas 10h30 às 18 horas. Atividades espontâneas relacionadas ao tema, desenvolvidas pela Ação Educativa da BVL.
Sábado, 1º,das 13h30 às 16h Oficina – Zine em criação
Atividade dividida em três momentos, sendo contação de história a partir dos desenhos da exposição. Colagem de desenho para criação de imagens, a proposta é que, sejam reproduzidas imagens significativas dos avós ou responsável, filhos ou netos. Finalizando com a confecção de um zine, em que os desenhos e as colagens serão ponto de partida para a criação de uma história.Com João Galera e Júlia Malta.
Domingo, 9, às 16h Hora do Conto – De avó para netoCom Cia. Arte Negus.
Quarta-feira, 12das 15 às 16h Brincando e AprendendoPrograma que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas, abordando o tema da exposição.
Com equipe BVL.
Sábado, 15das 14 às 16h
Oficina – Fazendo um livro com vovô
A atividade tem o objetivo de confeccionar um pequeno livro através de experimentações gráficas, resultando em um processo criativo entre avô ou responsável e a criança. A proposta é que os avós auxiliem a criança no processo de montagem do livro. Para cada imagem criada será estimulada a produção de um texto.Com Thiago Lopes, do Estúdio Kiwi, autor do projeto gráfico do livro A mão livre do vovô. 
Quarta-feira, 26Das 11h às 12h30 Pintando o SeteAtividades de artes plásticas direcionadas ao tema, visando o desenvolvimento artístico e intelectual dos participantes.
Com equipe BVL.

 

Setembro





































Dia Atividade
De terça a sextadas 10h30 às 18h Atividades espontâneas relacionadas ao tema, desenvolvidas pela Ação Educativa da BVL.
Sábado, 5das 14 às 16h Oficina – Fazendo um livro com vovôA atividade tem o objetivo de confeccionar um pequeno livro através de experimentações gráficas, resultando em um processo criativo entre avô ou responsável e a criança. A proposta é que os avós auxiliem a criança no processo de montagem do livro. Para cada imagem criada será estimulada a produção de um texto. Com Thiago Lopes (do Estúdio Kiwi, autor do projeto gráfico do livro A mão livre do vovô) 
Quarta-feira, 16,das 15 às 16h Brincando e AprendendoPrograma que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas, abordando o tema da exposição.
Com equipe BVL. 
Sábado, 19,das 15 às 16h Oficina: Mostre a sua visãoA atividade que promove a integração entre crianças e seus avós ou responsável, destinada a produzir material imagético (desenhos, pinturas entre outros) para a Hora do Conto que será realizada logo após a oficina.
Com Arte Negus.
Sábado, 19às 16h Hora do Conto: Imagens e histórias – Uma coisa feita por nós
Com Arte Negus.
Sábado, 26, às 16h Hora do Conto.Com grupo Mãos de Fada.Contação de histórias em Libras com interpretação para o português. 
Quarta-feira, 30das 11h às 12h30 Pintando o SeteAtividades de artes plásticas direcionadas ao tema, visando o desenvolvimento artístico e intelectual dos participantes.Com equipe BVL.

 

Outubro





























Dia Atividade
De terça a sextadas 10h30 às 18h Atividades espontâneas relacionadas ao tema, desenvolvidas pela Ação Educativa da BVL.
Sábado, 3/10das 15 às 16h Oficina de retratos: o dia que inventei meus avósA atividade propõe que avós ou responsável, fotografem os seus netos e vice-versa. Dos registros nascem observações e trocas de olhares sobre a ligação entre cada um deles. Semelhanças, diferenças e, sobretudo a percepção de como eles se percebem. Após os registros fotográficos, os retratos serão projetados na parede para a criação de novas e significativas imagens.
Com Kiara Terra.
Quarta-feira, 7das 15 às 16h Brincando e Aprendendo.Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas, abordando o tema da exposição.
Com equipe BVL 
Quarta-feira, 21,das 11 às 12h30 Pintando o SeteAtividades de artes plásticas direcionadas ao tema, visando o desenvolvimento artístico e intelectual dos participantes.
Com equipe BVL.
Sábado, 24 às 16h Hora do Conto: A mão livre do vovô, inspirado no livro de Michel Gorski e Sílvia Zatz.Com Kiara Terra.

 

Biblioteca Parque Villa-Lobos

A Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL) é um lugar singular. Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão. Ocupando área de quatro mil metros quadrados dentro do Parque Villa-Lobos, zona oeste da capital paulistana, a BVL monta, todos os meses, programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos. Acontecem contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores. Confira mais sobre a programação no site oficial: http://bvl.org.br

 

Serviço:

Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros

Telefone: (11) 3024-2500.

Funcionamento: de terça a domingo, das 10 às 19 horas.

Política de Privacidade

Este site é mantido e operado por SP LEITURAS - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários, otimizando a experiência no site. Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.

b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt

Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.