Manuscrito inédito de Borges
Postado em 06 DE setembro DE 2013

Bibliotecários encontraram nos depósitos da hemeroteca da Biblioteca Nacional da Argentina um manuscrito inédito do escritor Jorge Luis Borges, informou, nesta quinta-feira, a imprensa local.
Os responsáveis pela descoberta, identificados como Laura Rosato e Germán Álvarez, encontraram uma espécie de final alternativo ao conto "Tema do traidor e do herói", escrito por Borges e publicado pela primeira vez em 1944, como parte do livro Ficções.
O apontamento, com a "inconfundível letrinha de Borges", como descreveu o diretor da Biblioteca, Horacio González, estava no interior do exemplar número 112 da revista Sul.
O achado parece planejado pelo autor de O Aleph, já que, em "Tema do traidor e do herói", o bisneto do protagonista descobre um artigo manuscrito em arquivos.
"Trata-se do primeiro manuscrito importante de Borges que está em custódia do Estado argentino, já que todos os outros foram vendidos para o exterior ou se encontram em mãos privadas", assegurou o diretor de Cultura da Biblioteca Nacional ao jornal La Nación.
González assinalou que a peça ajuda a conhecer o método de trabalho deste genial escritor argentino, tendo em vista que "cada detalhe é muito significativo", e antecipou que a peça será exibida na própria Biblioteca Nacional, instituição que Borges dirigiu entre 1955 e 1973.
Fonte: Terra
A BSP possui alguns livros de Borges em seu acervo, veja:

História da eternidade
(Editora Companhia das Letras)
Coletânea de ensaios, História da eternidade não é exatamente um livro acadêmico, mas um conjunto de inusitadas meditações e revisões sobre a idéia geral de Eternidade (eixo de uma compreensão panteísta da existência que o escritor argentino aceita) e seus desdobramentos, e sobre as teorias filosóficas particulares acerca do 'eterno retorno' e do chamado tempo circular. Todos esses ensaios levam o leitor ao domínio do insólito e a conclusões imprevisíveis e irônicas, evidenciando o pensamento segundo o qual nenhuma doutrina filosófica ou religiosa detém a palavra final sobre a verdade do ser, nenhuma esgota a visão da problemática do homem e seu destino, bem como radicaliza o esforço de se refutar o tempo.

O outro, o mesmo
(Editora Companhia das Letras)
Nesta compilação retomada em 1974 como conjunto de poemas de Jorge Luis Borges (1899-1986), tem-se a demonstração evidente de como o poeta disputava, com todo o direito, seu lugar diante do Borges narrador e do ensaísta, que deram antes nome ao autor.

Sobre os sonhos e outros diálogos
(Editora Hedra)
Sobre os sonhos e outros diálogos reúne os diálogos entre Jorge Luis Borges e o poeta e jornalista argentino Osvaldo Ferrari, originalmente transmitidos pelo rádio, e mais tarde publicados no jornal Tiempo argentino. Ao todo são noventa diálogos travados em 1984 e 1985, divididos nesta edição em três volumes; 'Sobre os sonhos', 'Sobre a filosofia' e 'Sobre a amizade', em que o autor repassa sua obra, suas preferências literárias, sua vida entre os amigos de Buenos Aires e a Europa, e os assuntos que lhe foram caros por toda a vida, uma espécie de testamento literário, compreendendo as fixações finais de sua imaginação. Neste volume encontra-se o diálogo intitulado 'A ordem e o tempo', dois temas que comparecem prodigamente na ficção de Borges; 'Conrad, Melville e o mar', em que Borges observa que há escritores que foram capazes de sentir o mar de uma forma cabal sem nunca tê-lo visto. Também em um deles trata de Henry James e do conflito entre o mundo americano em que nasce e a Europa que deseja e adota; fala também aqui de sua admiração pelo gênero cinematográfico western que ele julga ressuscitar a ênfase épica, ou de sua relação com a obra de Dante Alighieri.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025