Livros de Tezza na BSP
Postado em 09 DE junho DE 2014

Sábado tem bate-papo com o escritor Cristovão Tezza no Segundas Intenções.
A BSP possui vários livros dele no acervo, confira:

O professor (2014)
O professor Heliseu será homenageado pela carreira exemplar na universidade à qual dedicou a maior parte de sua vida. Enquanto prepara o discurso de agradecimento - justo ele, tão acostumado a transformar assuntos espinhosos em grandes aulas -, é tomado por uma sucessão incontrolável de memórias e revisita momentos nem sempre felizes de sua vida: a convivência com o pai rígido; a morte da mãe, o tempo no seminário; o casamento com Mônica; o relacionamento conturbado com o filho; a paixão pela misteriosa Therèze. As lembranças se cruzam com a história do Brasil, desde o regime militar aos governos mais recentes, e o acerto de contas de Heliseu com seu passado transforma-se também no acerto de contas de um país com sua história. Aqui é realizada a proeza de se aliar pleno domínio dos recursos narrativos a um instigante enredo que não deixa pontas soltas, intrigando o leitor até o ponto final.

Uma noite em Curitiba (2014)
Quando desapareceu de Curitiba, abandonando a bem-sucedida carreira de professor universitário e um casamento aparentemente feliz, Frederico Rennon deixou como pista apenas algumas cartas escritas no computador, endereçadas à atriz Sara Donovan. As primeiras mensagens são quase protocolares, e aos poucos as trocas vão ganhando novos contornos, à medida que o professor e a atriz se envolvem em uma paixão improvável. Porém, a progressiva derrocada da face virtuosa do professor é comentada, contestada e ridicularizada por seu filho, que, após o sumiço definitivo do pai, decide transformar o caso em um livro. Cristovão Tezza enreda o leito no embate entre essas duas versões conflitantes. Em que relato confiar, nas cartas do respeitável professor que tem a vida virada pelo avesso após se apaixonar, ou na narrativa do filho, ovelha negra da família?

Breve espaço (2013)
O romance narra a história de Tato Simmone, jovem pintor curitibano, que busca firmar-se como artista e se vê às voltas com uma mulher sedutora, um marchand suspeito e um falso Modigliani. Envolto em um dilema moral, a princípio puramente abstrato, Tato entra em uma realidade inaudita quando se descobre em meio a uma intriga do mundo das artes.

Um erro emocional (2010)
Neste romance, Tezza narra a história de amor entre Beatriz, revisora de textos, e Antonio Donetti, escritor. Tudo começa quando Donetti declara que cometeu um erro emocional e se apaixonou por ela, quando se conheceram na noite anterior. Para ficar próximo, ele pede que ela o ajude em seu novo romance. Ao longo da narrativa os dois pouco conversam, mas passam e repassam as suas vidas nas lembranças de cada um, criando uma ligação intensa, pelas reflexões e avaliações pessoais.

O filho eterno (2007) - também em audiolivro
Na sala de espera, entre um cigarro e outro, o protagonista está prestes a ter seu primeiro filho. Ao ver o médico, ele pergunta se está tudo bem, mas não tem dúvidas da resposta positiva. Em sua cabeça, já imagina o filho com cinco anos, a cara dele. Enquanto ainda tenta se acostumar com a novidade de ter se tornado pai, ele tem que se habituar com outra ideia - seria pai de uma criança com síndrome de Down. A notícia o desnorteia e provoca uma enxurrada de emoções contraditórias. O protagonista se mostra inseguro, medroso e envergonhado com a situação, mas aos poucos enfrenta e passa a conviver amorosamente com o menino.

Trapo (2007)
Em Trapo, publicado originalmente em 1988 e responsável por tornar o nome de Tezza conhecido nacionalmente, acompanhamos a turbulenta trajetória de um jovem poeta de 20 anos, viciado em drogas, apaixonado e que se suicida, deixando um livro iniciado. A dona da pensão onde morava encontra o original e o entrega a um professor aposentado. Enquanto organiza o material, o professor vai gradualmente se envolvendo com as pessoas ligadas ao jovem.

O fantasma da infância (2007)
Duas histórias aparentemente desconexas se entrelaçam neste romance. O protagonista de ambas é o jornalista decadente André Devine. Em um momento, ele é sequestrado por um milionário para escrever sua biografia. Em outro, é retratado numa fase próspera, mas tem a vida tumultuada pela chegada de um amigo de infância.

Aventuras provisórias (2007)
O inesperado reencontro com um amigo de infância, saído dos porões da tortura do regime militar, induz um jovem 'semi-executivo' a percorrer um difícil e tortuoso caminho em busca da auto-realização.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025