Livros de Lira Neto
Postado em 23 DE abril DE 2015

Getúlio: da volta pela consagração popular ao suicídio (1945-1954)

Getúlio: do governo provisório à ditadura do estado novo (1930-1945)
O livro reconstitui os mandatos de Getúlio no Palácio do Catete como chefe do Governo Provisório (1930-34), presidente constitucional (1934-37) e, por fim, ditador (1937-45), bem como os meandros de sua vida privada. Livre das amarras da Constituição de 1891, Getúlio procurou estabelecer uma agenda nacionalista e estatizante de desenvolvimento socioeconômico enquanto, no plano político, engendrava complicadas maquinações palacianas para manter opositores e apoiadores - entre comunistas e militares, camisas-verdes e sindicalistas - sob a égide de sua autoridade pessoal.

Getúlio: dos anos de formação à conquista do poder (1882-1930)
Esta obra procura reconstituir a trajetória pessoal e política de Getúlio Dornelles Vargas. O autor buscou se debruçar sobre documentos para ajudar a decifrar a 'esfinge Getúlio', e mostrar como foi possível que convivessem no mesmo indivíduo o revolucionário, o ditador, o reformador social e o demagogo. Lira Neto pretendeu se servir de cartas pessoais e memorandos oficiais, de diários íntimos, autos judiciais, boletins de ocorrência, notícias de jornal, anúncios de publicidade, charges, hinos, marchinhas, livros de memórias, entrevistas, depoimento, entre outros.

Castello: a marcha para a ditadura

Padre Cícero: poder, fé e guerra no sertão
Nesta biografia, o autor se debruça sobre a vida de Cícero Romão Batista, o 'Padim Ciço' dos romeiros e fiéis. Baseado em documentos, o autor reconta os noventa anos de vida do sacerdote, desde seu nascimento no sertão cearense até a consagração como líder popular. A obra pretende desfazer possíveis equívocos históricos e ajudar a enxergar o homem por trás do mito.

Maysa: só numa multidão de amores
Maysa é tema dessa biografia escrita pelo jornalista Lira Neto a partir de pesquisas em arquivos familiares, de entrevistas com cerca de 200 pessoas, entre parentes, amigos, ex-namorados, ex-maridos, músicos, produtores e, sobretudo, com base no acesso irrestrito ao diário íntimo de Maysa. O resultado é um retrato cheio de nuances de uma cantora que não apenas se tornou um ícone da vida boêmia, mas foi ela mesma uma cronista da vida noturna.

Inimigo do rei: uma biografia de José de Alencar
Lira Neto efetuou uma pesquisa detalhada, que incluiu a consulta a dezenas de jornais raros e documentos. Através da vida de José de Alencar, apresenta ao leitor o Brasil oitocentista - particularmente o da Corte, onde o escritor viveu a maior parte da vida - com sua escravidão, suas lutas intestinas e guerras. A pesquisa incluiu, ainda, a consulta a uma rica iconografia, especialmente caricaturas e charges de época, que constam do volume, o que permite ao leitor visualizar a atmosfera da imprensa da época.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025