Livro sobre mitos da Amazônia é tema de Clube de Leitura de junho
Postado em 31 DE maio DE 2021
Quem gosta de suspense vai adorar "Rio acima", de Pedro Cesarino, livro no centro do debate do próximo Clube de Leitura da BSP. A atividade, marcada para 18 de junho, tem inscrições abertas a partir do dia 3 deste mês, às 10h, em https://bsp.org.br/inscricao e será comandada pela equipe da biblioteca. Os primeiros inscritos receberão instruções para baixar o livro gratuitamente.
Em "Rio acima", o leitor acompanha, na narrativa criada pelo autor, um antropólogo que desembarca na Amazônia para estudar os mitos de um povo indígena. Em especial, a trama investiga a intrigante história do "apanhador de pássaros". Aos poucos, o protagonista vai encontrando respostas - por vezes, bem sombrias - e se aproximando de descobertas que podem ter consequências desastrosas.
Pedro Cesarino nasceu em São Paulo em 1977 e é, além de escritor, pesquisador. A relação de Cesarino com a região amazônica tem outros marcos em sua trajetória: ele chegou inclusive a morar com o povo indígena Marubo, no Vale do Javari, fronteira do Brasil com o Peru. Nascido em 1977, em São Paulo, cursou a Faculdade de Filosofia da USP (Universidade de São Paulo) e fez mestrado e doutorado em Antropologia no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Em 2010, o escritor tornou-se professor do Departamento de História da Arte da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), onde deu cursos sobre Arte Indígena e Antropologia, entre outros.
A tese de doutorado de Cesarino intitulada "Oniska: Poética do xamanismo na Amazônia" ganhou o Prêmio Jabuti de Ciências Humanas. Em 2013, publicou "Quando a Terra deixou de falar: cantos da mitologia marubo", uma coletânea de mitos indígenas. Nesse mesmo ano, tornou-se pesquisador e professor de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.
Clube de Leitura Online – Rio Acima, de Pedro Cesarino. Sexta-feira, 18 de junho, das 15h às 17h. Com equipe BSP. Vagas limitadas. Inscrições a partir de 3 de junho, às 10h, em www.bsp.org.br/inscricao.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025