Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Livro sobre mitos da Amazônia é tema de Clube de Leitura de junho

Postado em 31 DE maio DE 2021

Quem gosta de suspense vai adorar "Rio acima", de Pedro Cesarino, livro no centro do debate do próximo Clube de Leitura da BSP. A atividade, marcada para 18 de junho, tem inscrições abertas a partir do dia 3 deste mês, às 10h, em https://bsp.org.br/inscricao e será comandada pela equipe da biblioteca. Os primeiros inscritos receberão instruções para baixar o livro gratuitamente.


Em "Rio acima", o leitor acompanha, na narrativa criada pelo autor, um antropólogo que desembarca na Amazônia para estudar os mitos de um povo indígena. Em especial, a trama investiga a intrigante história do "apanhador de pássaros". Aos poucos, o protagonista vai encontrando respostas - por vezes, bem sombrias - e se aproximando de descobertas que podem ter consequências desastrosas.


Pedro Cesarino nasceu em São Paulo em 1977 e é, além de escritor, pesquisador. A relação de Cesarino com a região amazônica tem outros marcos em sua trajetória: ele chegou inclusive a morar com o povo indígena Marubo, no Vale do Javari, fronteira do Brasil com o Peru. Nascido em 1977, em São Paulo, cursou a Faculdade de Filosofia da USP (Universidade de São Paulo) e fez mestrado e doutorado em Antropologia no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Em 2010, o escritor tornou-se professor do Departamento de História da Arte da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), onde deu cursos sobre Arte Indígena e Antropologia, entre outros.

A tese de doutorado de Cesarino intitulada "Oniska: Poética do xamanismo na Amazônia" ganhou o Prêmio Jabuti de Ciências Humanas. Em 2013, publicou "Quando a Terra deixou de falar: cantos da mitologia marubo", uma coletânea de mitos indígenas. Nesse mesmo ano, tornou-se pesquisador e professor de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP.

Clube de Leitura Online – Rio Acima, de Pedro Cesarino. Sexta-feira, 18 de junho, das 15h às 17h. Com equipe BSP. Vagas limitadas. Inscrições a partir de 3 de junho, às 10h, em www.bsp.org.br/inscricao.

rio acima (1)