Literatura e cinema na BSP
Postado em 22 DE agosto DE 2014O conceito de Biblioteca Viva – espaço dinâmico, de grande atração para indivíduos de todas as classes sociais e, acima de tudo, repleto de novas ofertas no campo da cultura, das artes e do conhecimento – é aplicado em sua plenitude na Biblioteca de São Paulo (BSP). Na tarde desta quinta-feira, 21 de agosto, participantes de atividades como o Entre Textos e o Curso de Produção Audiovisual foram aprender na prática a criar textos e a produzir curta-metragem.
O Entre Textos, programa de construção literária coletiva, em que o participante é convidado a explorar a estrutura de um texto e assim tornar-se um leitor crítico, neste mês, discute o gênero literário conto. O livro trabalhado é O fio das missangas, do moçambicano Mia Couto. O escritor venceu, em 2013, o Prêmio Camões, maior condecoração para autores de língua portuguesa. Nesta quinta-feira, foi a vez do grupo participar da oficina de escrita, com produção de um conto de 20 a 30 linhas a partir dos textos desse livro.
Já o Curso de Produção Audiovisual apresenta, em nove aulas, a história do cinema e seus gêneros, além de mostrar recursos narrativos como roteiro, direção, edição e fotografia. Ao final, os alunos irão produzir um curta-metragem de ficção chamado “Curtinha”. De acordo com a professora, Lia Garcia, a intenção é enviar o projeto para o Festival do Minuto, que atualmente acontece via internet e aceita filmes durante todo o ano. “Um dos desafios é a edição do filme, que deve ter 60 segundos cronometrados e ainda temos que gravar duas cenas”, comentou.
O curso contou um pouco da história do cinema – de maneira bem introdutória – e a ilustrou com produções de países da Europa e da América Latina, além dos Estados Unidos e do Brasil. Mostrou também diferentes tipos de gêneros e diretores famosos, como o atual Wes Anderson (Grande Hotel Budapest) e o clássico Alfred Hitchcock. Para o aluno Victor Vinícius, 18 anos, o mais legal do curso foi aprender produção e direção, na prática. “A parte de história do cinema também foi bem didática”, finalizou o aluno.