Literatura Brasileira no XXI: site de projeto da SP Leituras com Unifesp está no ar!
Postado em 30 DE setembro DE 2020
O projeto contempla, além do site, acervo de obras sobre Literatura Brasileira Contemporânea no século XXI disponível na BSP e na BVL, além de atividades como oficinas de criação e crítica, realizadas em parceria com as equipes das bibliotecas integrantes do SisEB - Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo. Em razão do Dia da Leitura e da Literatura, celebrado em outubro, o site inclui, em sua estreia, conteúdos relacionados com os temas "Literatura Esporte Clube", "Mulheres na Literatura" e "Literatura pode ser cura?".
"Esperamos, com este projeto, contribuir para dar o destaque que a Literatura Brasileira Contemporânea, que é de altíssima qualidade e enorme diversidade – de autores, de temas, de formas e de gênero – merece", diz Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras. A pró-reitora de Extensão e Cultura da Unifesp, Raiane Assumpção, destaca a relevância do projeto e a contribuição da universidade em ações de incentivo à difusão cultural e científica. "A Unifesp pretende, por meio de seus docentes e discentes, integrar ensino, pesquisa e extensão, sendo esta última entendida como fundamental na configuração da relevância social da atuação acadêmica. Com ações e atividades de promoção de leitura, estamos contribuindo para a construção de visões ampliadas para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária", conclui.
Importante ressaltar que, para o projeto, considera-se que a Literatura Brasileira Contemporânea engloba as produções de autores literariamente ativos nas primeiras duas décadas do século XXI – o que inclui tanto autores nascidos ou que tenham publicado/estreado no século XX quanto aqueles nascidos neste início de milênio.
Acesse, aprofunde seus conhecimentos sobre o tema e compartilhe o site, mantendo-o em sua navegação diária: www.lbxxi.org.br . Acompanhe também as redes sociais do projeto no Facebook e Instagram.
Notícias

Clima de ‘abraço’ marca abertura oficial da 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva
Teve início nesta manhã, terça-feira, 5 de julho, a 13ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva – Culturas digitais: movimentos e possibilidades
Postado em 05 DE julho DE 2022
As bibliotecas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
Evento realizado no estande de Portugal durante a Bienal Internacional do Livro debate a relação das bibliotecas com a agenda 2030
Postado em 05 DE julho DE 2022
SP Leituras participa de debates promovidos pela 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, destaca o lugar das novas bibliotecas como espaços de inovação e acolhimento para promover o diálogo com os novos leitores, em debate promovido pelo espaço Papo de Mercado.
Postado em 04 DE julho DE 2022
SP Leituras marca presença na 26ª Bienal Internacional do Livro
O destaque do estande é a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, gerida pela instituição
Postado em 01 DE julho DE 2022