Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
- A +

“Ler pode ser uma ponte para vários mundos”, diz Flávia Muniz

Postado em 17 DE setembro DE 2019
Com mais de 70 obras publicadas, a escritora Flávia Muniz integra o módulo, inédito, de Literatura Fantástica do programa Viagem Literária, que itinera em setembro por 76 cidades do território paulista.

Na última quarta-feira, dia 11, Flávia dedicou-se a contar a 60 estudantes com idade entre 11 e 13 anos, um pouco da sua trajetória profissional. Pedagoga, apaixonada por contos de fadas e cinema, ela enveredou por detalhes do seu processo criativo. Pipocavam perguntas da plateia: “Como você tem ideias? ”, “Como nasce um personagem? ”, “A escrita é fácil para você, ou precisa reescrever várias vezes? ”, “Você se inspira em alguém? ”.

As respostas foram chegando naturalmente, num diálogo construído com a fluidez da experiência da autora e com o interesse desses leitores mirins. Para Flávia, a criação da literatura fantástica convoca, primeiramente, as nossas memórias. “Todo mundo tem lembranças e histórias para contar...o relógio que batia as 12 badaladas na casa da avó”, exemplificou.

Mas a imaginação também se apoia em muita pesquisa, como foi o caso de sua obra mais recente O manto escarlate. Neste livro, lançado em 2017, Flávia teve como ponto de partida o célebre conto Chapeuzinho Vermelho, dos Irmãos Grimm. “Eu não gostava da história e procurei recontar a minha versão. Mas para isso pesquisei sobre florestas assombradas como as de Aokigahara, no Japão, e Hola-Baciu, da Romênia, sobre as mulheres, os costumes, as comidas, as profissões e a Inquisição na Idade Média”, disse a autora.

Segundo a escritora, foi difícil controlar a história, domar a imaginação e o projeto consumiu três anos. “Ouvir o ponto de vista de quem escreve é bem interessante, ver que tem dificuldades também”, disse Edgar Silva, 11 anos.

Flávia foi além das pesquisas de texto e imagens, e criou uma maquete com detalhes minuciosos da aldeia medieval de Finisterre, onde se passa a história que tem a jovem Sol como protagonista.  “Mais importante que tudo é você ler o que gosta para se alimentar de palavras e estruturas e, assim, descobrir o escritor que há em você! Por favor, leiam! Ler pode ser uma ponte para vários mundos”, disse Flávia, cuja vivência positiva com os livros iniciou em casa e depois na Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, onde passava horas divertidas na infância. “O que eu mais gostei na fala da escritora foi que ela disse que a gente precisa aprender a olhar ao redor”, disse a aluna Beatriz Vitória Santos, de 12 anos.

Em tempos de revolução digital, a professora de Língua Portuguesa, da Escola Estadual Narbal Fontes, Simone Lopes, comemora a aproximação. “Viemos em busca da vivência da biblioteca, da experiência com os livros e com a literatura”, diz. Para a escola, a atividade é considerada multidisciplinar e, assim, justifica a presença de Cleonice, Edivaldo, Sônia, Valter e Lívia, professores de outras disciplinas também interessados em conectar a leitura, os livros e os jovens.

Ao final da manhã, os alunos estavam imersos no mundo da imaginação, exatamente como Flávia Muniz desejava e o Viagem Literária propunha.

[gallery size="full" ids="16910,16911,16912,16913,16914,16915,16916"]

Política de Privacidade

Este site é mantido e operado por SP LEITURAS - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários, otimizando a experiência no site. Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.

b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt

Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.