Ler é tudo de bom!
Postado em 11 DE outubro DE 2022
Você é daquelas pessoas que não fecha o livro enquanto não terminar o capítulo? Ou quando vê alguém lendo no parque ou no metrô se contorce para descobrir o título da obra? Viaja junto com os personagens? Prefere o livro ao filme? Saiba, então, que existe uma data especial para você: 12 de outubro, o Dia Nacional da Leitura. Criada em 2009 pelo então senador Cristovam Buarque, a efeméride busca promover a convivência da sociedade com a produção literária do país, além de difundir o prazer pela leitura.
Motivos para mergulhar em um bom livro não faltam. O hábito da leitura traz inúmeros benefícios para a saúde mental de adultos e crianças, como criatividade, concentração, memorização, senso crítico, bagagem cultural e entretenimento. Mesmo com tantos atrativos, a prática ainda carece de grandes incentivos no país. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada em 2020 pelo Instituto Pró-Livro, 48% da população não costuma ler com regularidade.
Uma grande contribuição para reverter o grave cenário brasileiro vem das bibliotecas públicas do estado de São Paulo: a Biblioteca de São Paulo e a Biblioteca Parque Villa-Lobos. Além de vasto acervo físico e digital, os dois equipamentos culturais oferecem várias atividades que fomentam a leitura e o contato com a literatura para pessoas de todas as idades, como oficinas, cursos, clubes de leitura, rodas de conversas, saraus, apresentações musicais e teatrais, encontros com escritores, entre outras.
“Utilizamos o conceito de biblioteca viva, ou seja, a biblioteca não é só um local de acesso a livros, mas também um espaço para a construção autônoma do conhecimento”, diz Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras. Nesse contexto, os livros dão o tom das atividades criando uma conexão mais próxima com o público, comunidades e territórios, transformando as bibliotecas em verdadeiras praças culturais.
Uma mostra da contribuição e influência das bibliotecas no hábito da leitura são os números de acesso de público. De janeiro a agosto deste ano, a Biblioteca de São Paulo recebeu 141.583 pessoas, sendo que 29.991 participaram de alguma atividade cultural (presencial ou on-line). A circulação do acervo no período é de 37.304 itens. Já na Biblioteca Parque Villa-Lobos a frequência, de janeiro a agosto, foi de 119.333 pessoas, sendo que 17.566 participaram das atividades gratuitas. O empréstimo do acervo no período foi de 57.102 itens.
Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo
A SP Leituras, organização social sem fins lucrativos, é responsável pela gestão das duas bibliotecas e gerencia também o Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado de São Paulo (SisEB), que tem como objetivo garantir aos cidadãos do Estado de São Paulo o direito à biblioteca e fazer com que cada equipamento tenha uma relação significativa com seus territórios e suas comunidades. Atualmente, o sistema integra 438 bibliotecas, de 272 municípios paulistas.
Desde sua criação, em 2008, o SisEB já realizou 4.384 ações de formação e incentivo à leitura para mais de 390 mil pessoas. Também realiza regularmente doações de acervo aos equipamentos culturais inscritos na Plataforma Bibliotecas Paulistas, que podem solicitar kits de 100 a 200 livros novos semestralmente. Em 13 anos de atuação já foram doados 650.251 itens.
BibliON
Em junho de 2022, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo disponibilizou para a população a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, também sob a gestão da SP Leituras. O acervo de mais de 16 mil títulos, em atualização constante, é composto por livros dos mais variados gêneros, áreas de conhecimentos e idiomas, no formato digital (e-books) e audiolivros. Atualmente, a BibliON possui 62.707 associados e já contabiliza o empréstimo de 85.838 obras em apenas quatro meses de existência.
Notícias

Veja como foi a cerimônia de lançamento da Biblioteca Virtual Mais Diferenças
Evento aconteceu na manhã de hoje, 23, no auditório da BSP.
Postado em 23 DE agosto DE 2023
Biblioteca Gabriel García Márquez recebe premiação da IFLA
Título de melhor biblioteca pública de 2023 levou em consideração o design, a sustentabilidade e a conexão social
Postado em 22 DE agosto DE 2023
SP Leituras participa de roda de conversa sobre bibliotecas-parque
Evento foi realizado na Pinacoteca de São Paulo, no dia 17 de junho
Postado em 22 DE junho DE 2023
SP Leituras participa do Seminário Nacional de Cultura e Educação
O evento realizado em Brasília, de 14 a 16 de junho, irá discutir as interfaces entre o Plano Nacional de Cultura, o Plano Nacional de Educação e o Plano Nacional de Livro
Postado em 14 DE junho DE 2023