Leiturismo mostra cenário de livro
Postado em 30 DE maio DE 2014Nos dias 27 e 28 de maio, a Biblioteca de São Paulo (BSP) promoveu a segunda edição do Leiturismo, projeto de integração entre leitura, literatura e cidade, em que jovens em idade escolar conhecem o cenário em que se passa a história de algum livro. Os alunos da Rede Estadual da Diretoria de Ensino Região Norte 2 visitaram o Museu da Santa Casa de Misericórdia, em São Paulo, local que inspirou a criação do livro Por um triz - O enigma dos gnomos pigmeus, de Michel Gorski e Sílvia Zatz. No dia seguinte, participaram de palestra com os autores. A mediação foi de Paula Lisboa.
Confira algumas frases sobre o programa.
“A personagem principal do livro estava no tempo da anotação, da caneta, e isso remete a uma época que mostra como as pessoas se comportavam antigamente. Era um mundo pequeno de comunicação.” Michel Gorski.
“Com o passeio na Santa Casa, você pensa em como era a medicina antigamente, você consegue imaginar esse contraste entre estes tempos: o nosso e o da época do livro.” Sílvia Zatz.
“A leitura é uma viagem, a gente sente coisas que não conhecemos. Com o programa e o passeio e a conversa com os autores, completamos o ‘turismo’ da viagem através do livro. Acho que pode ser um bom incentivo vocês começarem a escrever, nem que seja um diário.” Paula Lisboa.
“Quando você conhece o livro, acaba percebendo que dá vontade de ler.” Ana Beatriz Souza de Oliveira, aluna da 6ª série.
“Gostei bastante da parte dos gnomos. Já tinha lido o livro sobre o saci na escola.” Ítalo Ingris, aluno da 6ª série.
“Em comparação com a edição do Leiturismo do ano passado, essa foi diferente. Agora tivemos um grupo grande e conseguimos falar mais sobre o papel da leitura e não somente sobre a história do livro.” Michel Gorski.