Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Leitura ao Pé do Ouvido apresenta obra de José do Patrocínio

Postado em 29 DE janeiro DE 2021
jose-do-patrocinio-quem-foi-biografia-obras-e-contribuicoes-5-1024x576

O Leitura ao Pé do Ouvido de hoje apresenta "Os Retirantes", de José do Patrocínio. O autor mostra os desmandos na sociedade, a política de maus-tratos sofrida por essa população e a condição das mulheres que se prostituíam para sustentar suas famílias. Escute aqui o trecho que selecionamos para você!   

Gostou?

Embarque aqui nesta leitura em formato digital!

Trecho:  

Com a manhã do terceiro dia, a família viu aparecer de novo em torno de si o deserto, mas agora agravado pela fome. As meninas tinham já os pés disformemente inchados, e a caçula estava prostrada pelas soalheiras e pelo começo da fome, cujos efeitos fatais d. Ana evitava dando, de quando em quando, uma bolacha à pobrezinha.
De todo o grupo, só um dos entes se mostrava corajoso e enérgico: era o Amigo. O nobre cão jejuava desde o pouso; havia emagrecido muito e tinha os olhos vermelhos, de modo que a família começava a recear que ele viesse a danar. Mas ainda assim não tinha perdido o porte altivo; parecia um mártir a caminhar sereno para o suplício. Era o primeiro sempre a sair e agora, como se percebesse que falecia a coragem aos seus companheiros de infortúnio, corria até o meio da estrada, latia e vinha puxar pelo vestido de d. Ana.”