Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Leitura ao Pé do Ouvido apresenta obra de Joaquim Manuel de Macedo

Postado em 18 DE junho DE 2021

25.06_BSP_Capa


O Leitura ao Pé do Ouvido apresenta "A Luneta Mágica", de Joaquim Manuel de Macedo. Este é um clássico da literatura brasileira escrito em 1869. Neste livro, o protagonista Simplício é um jovem rapaz com problemas de visão e, por isso, dependente de sua família. Certo dia, ele encontra um misterioso homem que lhe promete a cura para sua cegueira: uma luneta mágica. Ouça aqui o trecho que selecionamos para você! 


Gostou? Embarque aqui nesta leitura em formato digital.


Trecho lido:  


“Doido por quê?... Porque tenho o privilégio de descobrir o mal que se dissimula; e porque não há máscara de hipocrisia, que resista à minha luneta mágica!

Doido! . . .

Ah! quantos homens de juízo não andarão por aí declarados doidos somente para que os golpes certeiros de suas palavras terríveis percam a força, com que devem ferir e despedaçar a imoralidade, os vícios ignóbeis e até os crimes de grandes figurões?...

Eu não creio, não posso mais acreditar na bondade ou na virtude de homem algum; todos são mais ou menos ruins, falsos, e indignos; há porém alguns que sem dúvida com o fim de ser mais nocivos aos outros, e para produzir maior dano, têm o merecimento de dizer a verdade nua e crua, e chamar as coisas pelos seus nomes próprios tornando-se verdadeiros e francos certamente ainda por maldade.

Pois bem: esses perigosos faladores são em breve denunciados ao público sempre enganado, como — doidos.”