Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Leitura ao Pé do Ouvido apresenta obra de Júlio Ribeiro

Postado em 02 DE julho DE 2021
O Leitura ao Pé do Ouvido apresenta "A Carne", de lio Ribeiro. Originalmente publicada em 1888, a obra recebeu críticas ferrenhas e tornou-se popular por conter cenas ardentes para a época. Isso transformou o autor em uma das figuras mais controversas da literatura brasileira. Neste livro, o escritor aborda os desejos da mente e do corpo, nos apresenta uma personagem de certa forma feminista e independente em um mundo moralista e hipócrita, trazendo reflexões sobre escravidão, divórcio e as várias formas de amor. Ouça aqui o trecho que selecionamos para você! 

 Ficou interessado? Você pode embarcar nas páginas desse livro. Acesse aqui e boa leitura!

A Carne
"O homem fez-se para a mulher, e a mulher para o homem. O casamento é uma necessidade, já não digo social, mas fisiológica. Não achas, de certo, homem algum digno de ti? 
– Não é por isso, é porque ainda não sinto a tal necessidade do casamento. Se eu a sentisse casar-me-ia.
– Mesmo com um homem medíocre? 
– De preferência com um homem medíocre. Os grandes homens em geral não são bons maridos. Demais, se os tais senhores grandes homens escolhem quase sempre abaixo de si, por que eu que, na opinião de papai, sou mulher superior, não faria como eles, escolhendo marido que me fosse inferior? 
– Sim, para teres uns filhos palermas...
– Os filhos puxariam por mim: a filosofia genésica ensina que a hereditariedade direta do gênio e do talento é mais comum da mãe para o filho. 
– E do pai para a filha, não?
– De certo, e por isso é que eu sou o que sou."