Laurentino Gomes na BSP
Postado em 08 DE abril DE 2014A Biblioteca de São Paulo (BSP) recebe neste sábado, 12 de abril, o escritor e jornalista Laurentino Gomes para discussão sobre a história e a política contemporânea do País. O bate-papo ocorre às 11 horas, dentro do programa Segundas Intenções.
Paranaense de Maringá, Laurentino ganhou quatro prêmios Jabuti de Literatura, nas categorias Melhor Livro do Ano e Melhor Livro-reportagem, pelas obras 1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil (edição de 2008) e 1822 – Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado (edição de 2011). Sua obra também foi eleita como Melhor Ensaio de 2008 pela Academia Brasileira de Letras.
Seu terceiro livro, 1889 - Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil, foi lançado no segundo semestre de 2013. A trilogia já vendeu mais de 2 milhões de exemplares.
A mediação é do crítico literário Manuel da Costa Pinto, apresentador do programa Metrópolis, da TV Cultura, e editor do Guia Folha – Livros, Discos e Filmes. As inscrições podem ser realizadas por e-mail (agenda@bsp.org.br) ou no balcão de atendimento da biblioteca (de terça a sexta-feira, das 9h30 às 17h30), até sexta-feira, 11 de abril.
O Segundas Intenções é um programa permanente mensal de bate-papo com escritores, realizado pela SP Leituras, com curadoria de Manuel da Costa Pinto. Já participaram do evento os escritores Pedro Bandeira, Ruth Rocha, Fernando Bonassi, Marçal Aquino, Milton Hatoum, Ignácio de Loyola Brandão, Fernando Morais, Reinaldo Moraes, Marcelo Rubens Paiva, Ferréz, Ruy Castro, Xico Sá, Daniel Galera, Adriana Calcanhotto, Luis Fernando Verissimo, Alice Ruiz, Marcelino Freire, SérgioVaz, José Miguel Wisnik e José Roberto Torero.