Jornalista Leão Serva relembra os tempos de correspondente de guerra no Segundas Intenções de setembro
Postado em 07 DE outubro DE 2021
Seu relato mostra as angústias de viver constantemente sob tensão e ser testemunha das crueldades impostas à população das cidades envolvidas no conflito. Crítico das coberturas internacionais, Serva diz que o jornalismo de guerra causa desinformação ao não mostrar a realidade daquele momento dentro de um contexto histórico.
O jornalista também contou detalhes da produção de seu novo livro A fórmula da emoção na fotografia de guerra, fruto de sua tese de doutorado, onde analisa o poder de mobilização e o impacto que as imagens violentas e muitas vezes indigestas causa nos espectadores. “O assunto é muito relevante porque o Brasil tem os melhores fotógrafos de guerra do mundo e entre os meus preferidos estão o André Liohn e o Maurício Lima”, destaca.
De 2013 a 2019, Leão Serva acompanhou o fotógrafo Sebastião Salgado em sua expedição pela Amazônia registrando detalhes da natureza e tribos indígenas. O trabalho reunido na exposição Amazônia, apresentada atualmente em Paris, vai passar por Roma e Londres e chegará ao Brasil em 2022. Também está em andamento a produção de um livro, ainda sem previsão de data de lançamento.
Na Biblioteca Parque Villa-Lobos é possível encontrar os seguintes livros do jornalista: Um dia, uma vida, com a seleção dos melhores obituários da Folha de S.Paulo; Como viver em São Paulo sem carro; e A fórmula da emoção na fotografia de guerra. A gravação do evento está disponível no YouTube da BVL: https://www.youtube.com/watch?v=3lgtGXvWs0g
O próximo Segundas Intenções será com a escritora e ilustradora Eva Furnari, no dia 18 de outubro, das 19h às 20h. A atividade é oferecida em formato on-line, ao vivo, com transmissão nas páginas do Facebook da Biblioteca Parque Villa-Lobos, Biblioteca de São Paulo, Literatura Brasileira no XXI e SisEB.
Notícias
SP Leituras recebe o Selo de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo
A SP Leituras foi reconhecida com o Selo de Igualdade Racial 2025, concedido pela Prefeitura de São Paulo por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania.
Postado em 15 DE dezembro DE 2025
Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
