João Sayad: um legado que vive nas bibliotecas públicas e na vida dos cidadãos
Postado em 06 DE setembro DE 2021
Como secretário de Estado da Cultura de São Paulo, quando assumiu o cargo, em 2007, João Sayad teve a missão de apoiar as formas de expressão e fruição artística que estivessem sufocadas pelo mercado, pela falta de acesso, pela carência de canais e distribuição das criações artísticas. “Se arte está associada ao coração, a função da Secretaria é desobstruir artérias e permitir a livre circulação: expor a cultura dos oprimidos para os opressores, a arte erudita para os artistas populares, a cultura popular para os eruditos, a cultura brasileira para o resto do mundo e a do mundo para os brasileiros”, disse à época.
Sayad foi um dos nomes envolvidos na concepção da Biblioteca de São Paulo em 2010, ano da fundação da SP Leituras.
Na sua gestão, um segundo propósito foi o de “continuar o esforço de tornar a secretaria uma organização republicana – impessoal, protegida da conjuntura política e eleitoral, com profissionais contratados corretamente e decisões baseadas no mérito, julgado por especialistas das diversas comunidades artísticas”.
A SP Leituras lamenta a partida do grande responsável e incentivador por sua formação, um grande batalhador pela cultura e pela literatura em especial. Um grande leitor, um amigo dos livros e das artes. Uma grande perda.
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025