Janeiro é tempo de aproveitar as férias na Biblioteca Parque Villa-Lobos
Postado em 28 DE dezembro DE 2018Todos os sábados, das 11h às 13h, por exemplo, a Trupe Pitirilo propõe atividades variadas em oficinas: no dia 5, a brincadeira é criar com luz e sombras; dia 12, a ideia é confeccionar um Livro-TV; dia 19, os participantes desenvolvem uma história do começo ao fim; e, 26, a sonorização da trama de um livro dá tema à brincadeira. A Hora do Conto é outra dica bacana. Às sextas-feiras, a equipe da biblioteca comanda a contação de histórias, às 15h, na Oca. Grupos convidados realizam a atividade aos sábados e domingos, às 16h. Kelly Orasi, as duplas Chris Cruz/Bruna Brancati e Mirela Estelles/Amarilis Reto e as companhias Som em Prosa, Mapinguary, Ruído Rosa, Conte com Elas e Cia. Do Mar dividem as apresentações durante o mês (confira os dias, abaixo).
Janeiro também é tempo de feriado na cidade de São Paulo, no dia 25 (sexta-feira). E quem estiver na capital paulista pode aproveitar contação de histórias com a Cia. Tricotando Palavras às 13h e o espetáculo Rádio Variété, às 16h, com a divertida Cia LaMínima. A celebração também ganha outras atividades temáticas durante o mês. E, entre os destaques, consta ainda o Clube de Leitura, marcado para o dia 18 (sexta-feira), às 15h, que terá como tema, em janeiro, o livro “Não verás país nenhum”, de Ignácio de Loyola Brandão.
Quem gosta de exposições conta com duas na BVL. A de fotografias sobre a arquitetura modernista de Kaunas, segunda maior cidade da Lituânia, que vai até 20 de janeiro; e a mostra Lembra, corpo?, que será inaugurada no dia 30, às 10h30, e segue para visitação até 3 de março.
Confira a programação completa do mês (sujeita à alterações):
INFANTIL
FÉRIAS NA BIBLIOTECA
Janeiro é mês de férias e a Parque Villa-Lobos preparou oficinas variadas para o período. Com a Trupe Pitirilo. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Indicado para crianças a partir de 5 anos.
Sábados, das 11h às 13h.
5 – Oficina pela sombra - Reconte as histórias de Reinações de Narizinho, de Monteiro Lobato, de uma forma mágica e diferente, utilizando o jogo entre luz e sombra e de materiais simples. Encante-se com esta técnica milenar!
12 – Livro-TV - Que tal ficar do outro lado da telinha e criar o seu próprio desenho animado? Nessa oficina você pode confeccionar o seu aparelho de televisão, desenhar e contar suas histórias ao mundo.
19 - Histórias para criar - Monte e desmonte fábulas e histórias da literatura infantil para criar uma aventura nunca antes ouvida. Todo mundo participa do processo: como e quem serão os personagens, qual o cenário e o enredo. E depois que estiver pronta, a história será transformada em um livro único, pensado e ilustrado coletivamente.
26 - Fábrica de sons - Crie os mais diversos instrumentos e objetos musicais: clavas, tambores, flautas, tampofone, reco-reco, chocalhos, cuícas, apitos, entre outros; tudo isso fazendo uso de materiais do dia-dia. Depois, um livro da biblioteca será escolhido para a leitura e, cada um com seu instrumento musical, enriquecerá a história com a sonorização do enredo.
HORA DO CONTO
Contação de histórias da literatura infantojuvenil, para aguçar o hábito da leitura e a imaginação das crianças. Não é necessário fazer inscrição.
Sextas-feiras, às 15 horas.
4 - As cores do mundo de Lúcia, de Jorge Fernando dos Santos.
11 - A menina do feijão suculento, de Stela Barbieri.
18 - O flautista de manto malhado em Hamelin, de Robert Browning.
Com equipe BVL.
Sábados e domingos, às 16 horas.
5 - A pequena vendedora de fósforos, de Hans Christian Andersen. Com Kelly Orasi.
6 - O menino que via com as mãos, de Alexandre Azevedo. Com a Cia. Som em Prosa.
12 - Qual é o nome dele? Baseado no conto Rumpelstilzchen, dos irmãos Grimm. Com a Cia. Mapinguary.
13 - A volta ao mundo em 80 dias, de Julio Verne. Com a Cia Ruído Rosa.
19 - A porta do coração, recontado Neil Philip. Com a Cia. Conte com Elas.
20 - O rouxinol e o imperador da China, de Hans Christian Andersen. Com a Cia do Mar.
26 - Dona baratinha. Recontado por Ana Maria Machado. Com interpretação em Libras. Com Mirela Estelles e Amarilis Reto.
27 - A princesa de Jericoacoara, recontado por Silvia Salerno. Com interpretação em Libras. Com Chris Cruz e Bruna Brancati.
FERIADO – ANIVERSÁRIO DA CIDADE DE SÃO PAULO
Dia 25 de janeiro, sexta-feira.
13h – Um passeio pela cidade de São Paulo, de Iracema Cerdán Galves. Com Tricotando Palavras.
16h – Espetáculo Rádio Variété – Três artistas do teatro de variedades, num local público, começam a instalar uma parafernália “um tanto” tecnológica, porém aparentemente obsoleta. Aos poucos, este conjunto toma forma de um estúdio de “rádio-circo-teatro”, onde desfilarão atrações jornalísticas-dramático-musicais. Uma homenagem ao palhaço brasileiro e ao rádio, meio de comunicação popular por excelência, que persiste na sua importância, onde artistas e público farão parte de um programa sobre simples memórias, desejos e emoções, que constroem a grande e complexa relação humana dos cidadãos comuns. Queridos ouvintes, caro público presente, com vocês, a Rádio Variété na rua com você! Não é necessário fazer inscrição. Com a Cia. LaMínima.
LÊ NO NINHO - Atividade de estímulo e iniciação à leitura para crianças entre 6 meses e 4 anos, realizada com livros lúdicos, tablet, contação de histórias e músicas. Pais e responsáveis podem, ao fim emprestar os kits utilizados, com dois livrinhos e um fantoche, e reproduzir a experiência em casa. Com equipe BVL. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
Sábados e domingos, das 10h30 às 11h15.
PINTANDO O 7 - Atividades para pintar, desenhar, colar e criar, inspiradas em temas literários, ecológicos e culturais, desenvolvendo assim as capacidades artísticas e criativas das crianças. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
Quartas-feiras, das 10h30 às 11h30.
2- Escreva seu nome em Braille (em referência ao Dia Mundial do Braille).
9 - Crie seu autorretrato (em referência ao Dia Nacional do Fotógrafo e da Fotografia).
16 - Jogo da velha com rosto de compositores (em referência ao Dia Mundial do Compositor).
23 - Cidade em um quebra-cabeça (em referência ao Aniversário de São Paulo).
30 - Dê voz aos personagens (em referência ao Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos).
BRINCANDO E APRENDENDO - Programa que reúne intervenções, jogos teatrais, atividades rítmicas e brincadeiras educativas. Com equipe BVL. A partir de 7 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
Sextas-feiras, das 15h30 às 16h30 horas (não haverá atividade no dia 25).
4 - Crie sua história (em referência ao Dia do Leitor).
11 - Mini campeonato de futebol.
18 - Tour por SP (em referência ao Aniversário de São Paulo).
PEQUENOS CINEASTAS - Oficina que ensina as crianças técnicas básicas de filmagem pelo celular. Todos participam de cada processo de gravação: desde a concepção do roteiro, a escolha do melhor cenário, da iluminação, da gravação e edição (por meio de um aplicativo) - tudo produzido por um smartphone. Ao final, teremos como resultado a produção de um mini-documentário cuja temática será a leitura. Indicado para pessoas de 8 a 14 anos. Com o diretor e produtor audiovisual Danil Belchior (residente do coworking da BVL). Inscrições a partir de 8 de janeiro pelo link www.bvl.org.br/inscricao. É necessário que o responsável legal do participante assine um termo de autorização de uso de imagem no início da atividade.
Domingo, 20, das 14h às 17h.
TODOS OS PÚBLICOS
DOMINGO NO PARQUE - Espaço de leitura para toda a família com sessões de contação de histórias no Parque Villa-Lobos. Com o Núcleo Educatho. Não é necessário fazer inscrição. Em caso de chuva, a atividade será realizada dentro da biblioteca.
Domingo, 27, das 11h às 16h.
JOGOS DE VIDEOGAME - A BVL oferece aos seus frequentadores mais uma opção de diversão: uma sala equipada com videogame, com os jogos mais legais do momento. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
De terça a domingo, das 9h30 às 18h30.
JOGOS SENSORIAIS - Divertida experiência lúdica que estimula as habilidades sensoriais e a memória, com jogos e brincadeiras para pessoas com e sem deficiência. Com equipe BVL. A partir de 11 anos. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
Terças-feiras, das 16h30 às 17h30 (não haverá atividade no dia 1º).
JOGOS PARA TODOS! Oficina de xadrez - Os participantes aprendem as regras, os movimentos das peças e algumas táticas do xadrez, além de disputar partidas. Pessoas com deficiência visual dispõem de tabuleiros adaptados. Com a FOX – Formação e Orientação de Xadrez. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
Sábados, das 15h às 17 horas.
LEITURA AO PÉ DO OUVIDO - Frequentadores da biblioteca são convidados a ouvir a leitura de trechos de livros, podendo conhecer assim novos autores, títulos e assuntos. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.
Quartas-feiras, das 16h30 às 17 horas.
2 - A metamorfose, de Franz Kafka,
9 - Laika, de Nick Abadzis (em referência ao Dia do Astronauta).
16 - A autobiografia de Martin Luther King, de Martin Luther King (em referência ao aniversário de Martin Luther King).
23 - A casa da vovó: uma biografia do DOI-CODI (1969-1991), o centro de sequestro, tortura e morte da ditadura militar: histórias, documentos e depoimentos dos agentes do regime, de Marcelo Godoy.
30- Prisioneiras, de Drauzio Varella.
JOVEM
COMPARTILHANDO SABERES: Curso livre - inglês básico - Você sabia que a biblioteca agora também tem curso de línguas? Venha aprender uma nova língua e conhecer novas culturas. A partir de 16 anos. Com Martim Mendonça de Albuquerque Cavalcanti. Inscrições pelo link www.bvl.org.br/inscricao.
Quartas e sextas, das 10h30 às 11h30. A partir do dia 9 de janeiro (não haverá aula no dia 25).
LUAU BVL - O programa apresenta aos jovens temas relacionados à música, literatura, poesia, atualidade e espaço para apresentações artísticas. Com equipe BVL. A partir de 13 anos. Não é necessário fazer inscrição.
Quintas-feiras, das 16h às 17 horas.
ADULTO
RODA DE CONVERSA: Benefícios e malefícios do uso da internet - Reflexão coletiva sobre os benefícios e malefícios que o uso da internet promove. O mediador, por meio do questionamento e das provocações, propõe debate sobre questões relacionadas com as redes sociais, o excesso de informação e seus impactos na educação. Com o psicólogo e mestre em neurociências Daniel Stephan Wajss (residente do coworking da BVL). Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada. Não é necessário fazer inscrição.
Sábado, 19, das 11h às 13h.
COMPARTILHANDO SABERES: Yoga - Em ambiente aconchegante e inspirador você poderá desfrutar desta prática milenar, que promove o bem-estar e a melhora da qualidade de vida. As aulas de Hatha Yoga são baseadas em posturas e técnicas simples, que podem ser praticadas por qualquer pessoa, e contemplam o trabalho dinâmico do corpo (alongamento - fortalecimento muscular – equilíbrio), a concentração na respiração e o relaxamento. Recomenda-se que os praticantes ingiram apenas alimentos leves antes da aula e usem roupas confortáveis. Com Fernanda Haskel. Vagas limitadas, preenchidas por ordem de chegada.
Terças-feiras, 22 e 29, das 17h15 às 18h15.
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DE ARQUITETURA MODERNISTA DE KAUNAS - Apresentada pelo Consulado Geral da Lituânia em São Paulo, e em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a exposição reúne fotografias da arquitetura do início do século XX de Kaunas - segunda maior cidade da Lituânia. Nascida como uma explosão cultural revolucionária contra o antigo modo de vida e da maneira de pensar, esta arquitetura, em pouco mais de 20 anos, deu à cidade um novo rosto - o da Bauhaus da Europa moderna, - que até hoje conserva uma aura inextinguível. Curadoria de Gintaras Balčytis, Diretor do Festival de Arquitetura de Kaunas. Ate o dia 20 de janeiro de 2019.
Visitação: de terça a domingo, das 9h30 às 18h30.
EXPOSIÇÃO “LEMBRA, CORPO?” – Trata-se de uma seleção de narrativas de histórias de vida do acervo produzido no ano de 2018 pelo Museu da Pessoa. A mostra reúne fotografias, imagens e palavras e propõe uma reflexão sobre a relação entre o corpo e a memória. Cada corpo tem sua história. Em cada corpo cabem muitas histórias. Com a curadoria de Diógenes Moura e com fotografias bordadas pelo artista Nário Barbosa. “Lembra, corpo?” desafia cada um de nós a refletir sobre como o corpo e a memória se conectam e se misturam, seja com as nossas próprias histórias de vida, seja com as dos outros. Até 3 de março.
Abertura: 30 de janeiro, quarta-feira, às 10h30.
Visitação: de terça a domingo, das 9h30 às 17h30.
CLUBE DE LEITURA - Todos os meses a BVL seleciona um livro e propõe a discussão de detalhes da história com os leitores da obra, incentivando assim o encontro de pessoas, o debate literário e o hábito da leitura. O livro do mês é Não verás país nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão. Com equipe BVL. Não é necessário fazer inscrição.
Sexta-feira, 18, das 15h às 17 horas.
DE OLHO NAS INSCRIÇÕES – 2019!
As turmas em 2019 começam as atividades em fevereiro, mas é importante ficar ligado nas inscrições, que podem ser feitas no balcão de atendimento da biblioteca, de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, ou pelo telefone 3024-2500.
TECNOLOGIA DIA A DIA - CURSO DE INFORMÁTICA BÁSICO +60 - Permite aos participantes o primeiro contato com o computador, conectando-os com o mundo digital de forma simples e didática. Carga horária: 34 horas. Indicado para pessoas acima de 60 anos.
TECNOLOGIA DIA A DIA - OFICINA DE SMARTPHONES - Os primeiros passos dentro do universo dos smartphones. Indicado para pessoas acima de 60 anos. Carga horária: 24 horas.
Biblioteca Parque Villa-Lobos - Av. Queiroz Filho, 1205, Alto de Pinheiros, São Paulo (SP) Tel.: 11-3024-2500 - https://bvl.org.br/