Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
- A +

Instituto Tomie Ohtake realiza ciclo de palestras sobre acessibilidade

Postado em 11 DE agosto DE 2016
O Instituto Tomie Ohtake realiza no segundo semestre o Mediações Acessíveis - Ciclo de Palestras e Conversas, encontros sobre acessibilidade que visam trocar de experiências e reflexões entre profissionais da cultura, além de divulgar ações de acessibilidade cultural realizadas por algumas das mais importantes instituições do país. Ao final do ciclo, haverá uma publicação com textos reflexivos escritos pelos convidados do ciclo de debates. A publicação será disponibilizada gratuitamente em formato de arquivo digital na internet com versão em áudio. As atividades acontecem às segundas-feiras, das 15 às 18 horas e todos os encontros contarão com intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

Mais infos do projeto no site oficial.

 

Confira a programação


 

29 de agosto

Diversidade intelectual - caminhos para as relações com o saber

 

Mario Paulo Bovino Greggio - Com atuação profissional na ONG Mais Diferenças, é frequentador do Nossa Turma, grupo de pessoas adultas com deficiência intelectual. Foi educador no Museu do Futebol e participou das atividades do programa Deficiente Residente, onde contribuiu com as equipes do museu suas características como pessoa com Síndrome de Asperger.


Márcia Pessoa - Pedagoga há 25 anos com especialização em deficiência intelectual pela UNIFESP em Emprego Apoiado, atua no Serviço de Qualificação e Inclusão Profissional da APAE de São Paulo.


 

26 de setembro

Promoção da identidade e cultura surda para a representatividade nos espaços culturais

Edvaldo Carmo dos Santos - Cursa pedagogia, tem experiência profissional diversificada em educação e mediação de artes em museus. Como educador surdo, fez parte das equipes do Museu de Arte Moderna de São Paulo, Museu do Futebol e Museu Afro Brasil. Atualmente, trabalha como educador no Itaú Cultural e é também um dos representantes do movimento Negro Surdo no Brasil.


Hugo Eiji - Formado em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo (ECA-USP) e em Pedagogia – Educação de Deficientes da Áudio-comunicação – pela PUC-SP, tem Mestrado em Ciências da Cultura (MA in Culture and Communication) pela Universidade de Lisboa e trabalha com projetos de Educação de Surdos.


 

31 de outubro

Idosos, partilha de lembranças e experiências

Judith Mader Elazari - Bacharel e Licenciatura em História e Mestre em História Social pela USP, atua como educadora no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP desde 1987, em ações educativas como coordenação da oficina “Arqueologia e Memória: a Terceira Idade no MAE/USP.


Cristiane Tenani Pomeranz - Bacharel em Comunicação Visual pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especialista em arte terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae, idealizou e ministra desde 2009 o projeto “Faça Memórias, Cultural”, curso de estímulo de memória pela arte no MuBE.


Juliana Prescott Naso - Licenciada em Artes Visuais pela Universidade de Belas Artes de São Paulo, especialista em arte terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae, idealizou e ministra desde 2009 o projeto “Faça Memórias, Cultural”, curso de estímulo de memória pela arte no MuBE


 

28 de novembro

Deficiências múltiplas, capacidades singulares

Roberta Galasso Nardi - Com Doutorado (2007) e Mestrado (2001) em Educação e Currículo pela PUC - SP e graduação em Pedagogia, é Coordenadora Pedagógica da AACD-Lar Escola e membro do Grupo de pesquisa Ecotransd-CNPq. Tem atuação profissional docente do Departamento de Educação e Metodologia Comparada da Faculdade de Educação da USP- Disciplina de Didática.


Ana Amália Tavares Bastos Barbosa - Artista plástica e arte educadora formada pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP/SP), estudou História da Arte na Texas University at Austin, Design na School of Visual Arts e Litografia na Columbia University em New York/USA. Em 2002, teve um acidente vascular cerebral de tronco e como sequela adquiriu a síndrome do locked in, ficando tetraplégica, muda e disfágica, mas inteiramente consciente e com a cognição plenamente preservada.


Liliane Rebelo - Tem formação em Jornalismo e especialização em Marketing pela Chartered Institute of Marketing (UK/2012). Desde 2005, trabalha no British Council Brasil liderando os projetos de teatro e dança na função de Gerente de Artes, incluindo a plataforma Unlimited: Arte sem Limites, que celebra as artes no âmbito da acessibilidade e da qualidade artística de artistas com deficiência. Em 2014, trabalhou junto ao Creative Scotland em Edimburgo como Gerente Internacional de projeto.


Marcos Abranches - Coreógrafo e dançarino com paralisia cerebral, que utiliza dramaticidade aos movimentos impregnados de cores e sentimentos inquietantes.

Política de Privacidade

Este site é mantido e operado por SP LEITURAS - Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura.

Nós coletamos e utilizamos alguns dados pessoais que pertencem àqueles que utilizam nosso site. Ao fazê-lo, agimos na qualidade de controlador desses dados e estamos sujeitos às disposições da Lei Federal n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD).

Cookies
Cookies são pequenos arquivos de texto baixados automaticamente em seu dispositivo quando você acessa e navega por um site. Eles servem, basicamente, para que seja possível identificar dispositivos, atividades e preferências de usuários, otimizando a experiência no site. Os cookies não permitem que qualquer arquivo ou informação sejam extraídos do disco rígido do usuário, não sendo possível, ainda, que, por meio deles, se tenha acesso a informações pessoais que não tenham partido do usuário ou da forma como utiliza os recursos do site.

a. Cookies de terceiros
Alguns de nossos parceiros podem configurar cookies nos dispositivos dos usuários que acessam nosso site.
Estes cookies, em geral, visam possibilitar que nossos parceiros possam oferecer seu conteúdo e seus serviços ao usuário que acessa nosso site de forma personalizada, por meio da obtenção de dados de navegação extraídos a partir de sua interação com o site.
O usuário poderá obter mais informações sobre os cookies de terceiros e sobre a forma como os dados obtidos a partir dele são tratados, além de ter acesso à descrição dos cookies utilizados e de suas características, acessando o seguinte link:
https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/analyticsjs/cookie-usage?hl=pt-br
https://policies.google.com/privacy?hl=pt-BR
As entidades encarregadas da coleta dos cookies poderão ceder as informações obtidas a terceiros.

b. Gestão de cookies
O usuário poderá se opor ao registro de cookies pelo site, bastando que desative esta opção no seu próprio navegador. Mais informações sobre como fazer isso em alguns dos principais navegadores utilizados hoje podem ser acessadas a partir dos seguintes links:
Internet Explorer:
https://support.microsoft.com/pt-br/help/17442/windows-internet-explorer-delete-manage-cookies

Safari:
https://support.apple.com/pt-br/guide/safari/sfri11471/mac

Google Chrome:
https://support.google.com/chrome/answer/95647?hl=pt-BR&hlrm=pt

Mozila Firefox:
https://support.mozilla.org/pt-BR/kb/ative-e-desative-os-cookies-que-os-sites-usam

Opera:
https://www.opera.com/help/tutorials/security/privacy/

A desativação dos cookies, no entanto, pode afetar a disponibilidade de algumas ferramentas e funcionalidades do site, comprometendo seu correto e esperado funcionamento. Outra consequência possível é remoção das preferências do usuário que eventualmente tiverem sido salvas, prejudicando sua experiência.