Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Inscreva-se para atividade on-line sobre o universo das bibliotecas digitais

Postado em 17 DE março DE 2021
As inscrições para o webinar gratuito "Bibliotecas digitais: acervos, plataformas e direitos autorais" estão abertas em http://siseb.sp.gov.br/agenda (vagas limitadas). Mediado por Pierre André Ruprecht, o encontro online, em 30 de março, das 15h às 17h, contará com Gonzalo Oyarzún, Paulo Pina e Sueli Ferreira.

Em um mundo cada vez mais conectado, a leitura por meio de dispositivos digitais já é uma realidade. Com o isolamento social, muitos leitores se viram impedidos de frequentarem as bibliotecas e o debate sobre o serviço de acervo digital veio à tona, bem como os entraves no uso de ferramentas legais e o acesso às tecnologias. A mesa-redonda será palco para os diálogos sobre as experiências nacionais e internacionais de plataformas de mídias digitais, os múltiplos caminhos para servir as comunidades e como a Lei Brasileira de Direitos Autorais impulsiona nossas bibliotecas digitais. Confira os detalhes sobre cada um dos participantes no painel:

Gonzalo Oyarzún é bibliotecário, mestre em Direção e Gestão de Indústrias Culturais e Criativas, consultor independente e professor universitário no Chile e nos Estados Unidos. Avaliador internacional de projetos de bibliotecas, tem publicações e artigos em livros e revistas profissionais de vários países. Foi diretor do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas do Chile, presidente do programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas, membro do Conselho do Livro e da Leitura do Chile e diretor fundador da Biblioteca de Santiago, a maior biblioteca pública do Chile. Participou do desenvolvimento de políticas e planos de leitura e livros no Chile e assessorou vários programas no Brasil, Argentina e Peru.

Paulo Pina é graduado em Biblioteconomia, mestre e doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). É especialista em Organização de Arquivos pelo Instituto de Estudos Brasileiros e master em Gestão Cultural pela Universidade de Paris III Sorbonne Nouvelle. Atualmente é bibliotecário na Biblioteca Jenny Klabin Segall do Museu Lasar Segall e na Biblioteca do Goethe-Institut São Paulo, atuando nos temas de história do livro e do impresso, acervos bibliográficos especializados em arte, gerenciamento de bibliotecas digitais, entre outros.

Sueli Ferreira é professora titular na USP no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Bibliotecária, doutora e mestre em Ciências da Comunicação, foi diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP entre 2010 e 2014. Há quase três décadas, tem intensa atuação junto a movimentos associativos nacionais e internacionais, tendo ministrado palestras e workshops em regiões como América Latina e Caribe. Atualmente, é membro do Conselho Diretivo da International Federation of Library Associations (IFLA) e presidente da Comissão Brasileira de Direito Autoral e Acesso Aberto da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições.

Pierre André Ruprecht é administrador pela Fundação Getúlio Vargas. Foi professor de Metodologia da Pesquisa em Comunicação, atuou na área de multimeios e formação, foi coordenador geral da assessoria da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e dirigente de planejamento em empresas e projetos na área cultural. Desde 2011 atua como diretor executivo da SP Leituras, organização social focada em leitura, bibliotecas, cultura e conhecimento. Como tal, encabeçou o projeto de instalação e operação da Biblioteca Parque Villa-Lobos, indicada como uma das três bibliotecas públicas do ano pela Feira do Livro de Londres e uma das cinco melhores bibliotecas públicas do mundo pela IFLA. Por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, está à frente, também, das ações do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e da Biblioteca de São Paulo, uma das quatro bibliotecas do ano de 2018 pela Feira do Livro de Londres.

Destinada aos profissionais das áreas da Cultura, Leitura, Literatura, Biblioteconomia e Ciência da Informação, e interessados no tema, a atividade contará com tradução simultânea em Libras. O link para acesso ao webinar será enviado, por e-mail, um dia antes da atividade. Questionário de avaliação e certificado seguirão em até uma semana após a ação. Ficou com alguma dúvida sobre o encontro online? Entre em contato, enviando uma mensagem para siseb@spleituras.org.