Ideia improvável
Postado em 20 DE janeiro DE 2015Há pouco mais de 20 anos, o artista alemão Lutz Fritsch, de Colônia, teve uma ideia: montar uma biblioteca na Antártida para ocupar a vida dos pesquisadores que permanecem no local por até 15 meses, entre geleiras eternas e temperaturas que alcançam os 90 graus negativos no inverno. Após anos de preparativos, a ideia foi finalmente concretizada em 2005 e hoje completa 10 anos de existência.
A Biblioteca no Gelo, localizada no terreno da estação alemã de pesquisa Neumayer, é um contêiner verde de 38 metros quadrados, que reúne cerca de 700 títulos doados pelos próprios escritores, com dedicatórias especiais, como a de Günter Grass.
Para alcançar este pequeno santuário da cultura é preciso agarrar uma corda e caminhar, no meio da neve, do vento e de tempestades, cerca de 100 metros partindo da estação de pesquisa.
Uma vez dentro da biblioteca, é preciso tirar as botas e roupas de proteção e colocar uma pantufa. Além do sistema de calefação, responsável pela sensação de calor, a decoração do interior também traz essa sensação de acolhimento: estantes de cerejeira, escrivaninha com poltrona, sofá de couro e luzes individuais de leitura reforçam o contraste com o gélido deserto do lado de fora.
Segundo o idealizador da ideia, no meio de tanto gelo é comum que as pessoas sintam certa nostalgia das cores. Por isso, ao escolher os tons para decorar o local, Fritsch não teve dúvidas. “Os macacões de proteção dos pesquisadores são vermelhos, em torno de todo aquele branco. O verde não existe ali e se torna a cor da saudade. Além disso, é um ponto que se vê de longe, como uma Arca de Noé”, explica.
Em relação ao acervo, o artista diz que escreve pessoalmente aos escritores pedindo a doação de um livro com uma dedicatória aos pesquisadores.
Fonte: Libreriamo e WD
Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025