Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Agenda Tarsila entrevista diretor executivo da SP Leituras

Postado em 17 DE novembro DE 2021
Crédito: Reprodução

Na entrevista concedida à jornalista Miriam Gimenes, o diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, descreve as atividades realizadas na Biblioteca de São Paulo e Biblioteca Parque Villa-Lobos em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna. Entre os destaques estão a disponibilização do acervo físico e digital de obras do modernismo, o projeto Literatura Brasileira no XXI, em parceria com a Unifesp, com a promoção de diversas palestras, oficinas e bate-papos e as intervenções poéticas com a declamação para o público de poemas de escritores do movimento.

 

Também integram as atividades realizadas pela SP Leituras sobre o tema, a programação voltada para o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de São Paulo (SisEB). Como exemplo, o executivo citou o debate realizado com os profissionais das bibliotecas com base no texto O problema das bibliotecas brasileiras, de Rubens Borba de Moraes, um dos organizadores da Semana de Arte Moderna. “Além disso, nós temos o centro de distribuição de acervo para as bibliotecas públicas municipais e estamos dando destaque para as obras que discutem o modernismo ou obras modernistas”, diz.  

 

A conversa também abordou os movimentos da atualidade que possuem a proposta de ruptura dos modernistas e o legado deixado pela Semana de Arte Moderna após 100 anos. Assista à entrevista completa no site da Agenda Tarsila.

 

O site Agenda Tarsila reúne os eventos comemorativos do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922 e traz diversos conteúdos inéditos, com informações, entrevistas e curiosidades sobre um dos marcos mais importantes da cultura brasileira. A programação é diversificada e engloba música, dança, artes plásticas, teatro e produções audiovisuais, além de palestras, cursos e seminários relacionados ao centenário.