Há 77 anos morria García Lorca
Postado em 19 DE agosto DE 2013Há 77 anos, no dia 19 de agosto, o poeta espanhol Federico García Lorca era assassinado, aos 38 anos de idade, por militantes franquistas no início da Guerra Civil Espanhola.
Lorca nasceu em 1898, nos arredores de Granada, Espanha. Em 1918, publicou seu primeiro livro, Impressões e Paisagens. Em 1919, mudou-se para Madri onde viveu até 1928. Foi amigo do pintor Salvador Dalí e do cineasta Luís Buñuel.
Através de sua poesia, identificou-se com os mouros, judeus, negros e ciganos, alvos de perseguições ao longo da história de sua região. Ele próprio sentiu na pele a discriminação com que os espanhóis da época o tratavam por ser homossexual.
Jamais deixou de manifestar suas ideias socialistas e sua aversão aos fascistas e aos militares franquistas, sendo certamente um dos alvos mais visados pelo conservadorismo espanhol que ensaiava a tomada do poder.
Em 1931, criou e dirigiu a companhia teatral La Barraca, que percorreu as aldeias de todo o país encenando autores famosos como Cervantes e Lope de Vega. Escreveu Bodas de Sangue (1933), uma história verdadeira de ciúme e morte entre camponeses de Andaluzia, peça teatral que abriu uma nova era no teatro moderno da época. Escreveu ainda Yerma (1934) e A Casa de Bernardo e Alba (1936), que ficaram conhecidas em diversos países.
Em 1934, já era o mais famoso poeta e dramaturgo espanhol vivo. No dia 19 de agosto de 1936, no auge de sua produção intelectual, foi executado com um tiro na nuca.