Garanta sua vaga para webinar sobre ações nos EUA e no Brasil
Postado em 17 DE maio DE 2021
A mesa-redonda visa conectar experiências e projetos realizados nos Estados Unidos e no Brasil, com debates sobre ações e possibilidades de formação de comportamentos leitores e de incentivo à leitura de obras de autoras negras. E as inscrições gratuitas estão abertas. Para fazer a sua, clique aqui. As vagas são limitadas e a atividade tem como público-alvo as equipes e públicos das organizações parceiras do programa Praler – Prazeres da Leitura, e profissionais das áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Educação, Leitura, Literatura e outros interessados.
Para mais informações, envie um e-mail para siseb@spleituras.org. Importante acrescentar que haverá tradução simultânea em português e LIBRAS, e o link para acesso à plataforma será enviado no dia da atividade. Questionário de avaliação e certificado serão encaminhados em até uma semana após a ação.
Saiba mais sobre os participantes
Ola Ronke (Estados Unidos) é artista e ativista comunitária, criadora do projeto The Free Black Women’s Library, uma biblioteca móvel radical e instalação biblio-interativa que se concentra exclusivamente na produção literária de mulheres negras, destacando a autoria que é frequentemente ignorada.
Carine Souza é técnica em Biblioteconomia, estudante de Letras, produtora cultural e idealizadora do projeto Mulheres Negras na Biblioteca. Atua também como revisora e preparadora de textos, certificada pela Universidade São Judas Tadeu e pela Universidade do Livro (Editora Unesp), onde também cursou produção editorial.
Semayat Oliveira é jornalista, escritora e documentarista pela Universidade Metodista de São Paulo e especialista em Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais pela Universidade de São Paulo. Cofundadora do grupo jornalístico Nós, mulheres da periferia, atua há dez anos com foco em criar novos imaginários e narrativas sobre mulheres brasileiras, periferia e população negra. No âmbito da comunicação estratégica, atuou como coordenadora de comunicação no Instituto Vladimir Herzog entre 2018 e 2019.
Mulheres Negras na Biblioteca é um projeto de incentivo à leitura de obras de escritoras negras, idealizado e organizado por profissionais de Biblioteconomia e Letras, que se dedicam, desde 2016, a promover atividades culturais a fim de contribuir para a formação e aumento do público leitor de autoras negras, com o objetivo de tornar notável a importância da inclusão dessas obras nos acervos das bibliotecas.
Notícias

SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025
SP Leituras participa do Encontro de Gestores CultSP 2025 e apresenta iniciativas como Viagem Literária e BibliON
Evento reuniu Organizações Sociais de Cultura e representantes de mais de 500 municípios paulistas para trocar experiências e novidades para o setor cultural
Postado em 30 DE janeiro DE 2025