Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

África e Brasil, juntos, nas contações de histórias da Cia. Mapinguary

Postado em 05 DE dezembro DE 2020
Contos africanos marcaram as contações de histórias que a Cia. Mapinguary conduziu na tarde de sábado, 5 de dezembro. Cerca de 20 pessoas se divertiram com as aventuras narradas por Carlos Godoy e Giuliano Del Sole. Os dois misturaram suas vozes com os sons de um  violão e um pandeiro para enriquecer ainda mais as nuances da sequência de contos, que teve início com "Nanana bo De Sele", da tradição oral africana.


Do outro lado da tela, Yohann curtia cada novo movimento. O pequeno já participou outras vezes das sessões online e não hesitou em desvendar o desfecho da última história da tarde. Nela, um velhinho que morava em uma aldeia, cansado das fofocas do lugarejo, decide se mudar para o outro lado do rio. Mas será preciso atravessar as águas, com seu leopardo, sua cabra e seus repolhos. E ele só tem uma canoa pequena. No conto, as crianças vão até os sábios da aldeia buscar pela solução. Na tarde deste sábado, Yohann compartilhou a solução do mistério.


A Cia. Mapinguary trouxe para a tarde não só esta aventura, entre outras, mas também referências da literatura como o título "Contos dos Bichos da África", de Celina Bodenmuller e Fabiana Prando, que muito chamou a atenção de Rachel, na audiência dos adultos, interessada em contações. Outras obras que constaram entre as dicas de Carlos e Giuliano foram "Kitabu", de Nei Lopes (com provérbios africanos; vários deles utilizados pela Cia. Mapinguary na tarde de hoje), e "Ubuntu", também de Celina Bodenmuller e Fabiana Prando.




Gostou da ideia de participar de uma contação de história, sem precisar sair de casa? Há outras opções online (inscrições em https://bsp.org.br/inscricao) - e também presenciais - na programação da sua BSP. Programe-se e participe. E vale lembrar também que a Cia. Mapinguary estará dentro do programa Hora do Conto no dia 12, próximo sábado, das 16h às 16h45, com conto da tradição oral intitulado "Festa no Céu" na programação online da Biblioteca Parque Villa-Lobos (para inscrições, clique aqui).

[gallery size="gallery-block" ids="62871,62870,62865"]