Franthiesco Ballerini fala sobre os gênios do documentário
Postado em 25 DE novembro DE 2019

O produtor e diretor John Grierson (1898 - 1972) será sempre lembrado por seus documentários etnográficos. Realizador de "Drifters", ele é considerado o criador da nomenclatura "documentário social". Estas foram algumas das informações com as quais o jornalista e escritor Franthiesco Ballerini deu início à primeira aula de seu curso na BSP, no dia 22 de novembro. Mesclando dados sobre os realizadores e exemplos dos trabalhos de importantes cineastas do gênero cinematográfico, Franthiesco compartilhou seu conhecimento sobre o tema com uma plateia formada por pessoas de interesses diversos.
Entre os participantes da Oficina de Documentário - Teoria e Prática estavam Matheus e Antônio. Os dois são atores e sempre desejaram aprofundar o conhecimento sobre o assunto. A oportunidade surgiu com a atividade na biblioteca, que Antônio já conhecia por ter feito, aqui, curso de Libras.
[caption id="attachment_57668" align="alignleft" width="702"]

Dziga Vertov (1896 - 1954) foi outro dos gênios citados na aula de Franthiesco. Um dos primeiros cineastas russos a utilizar técnicas de animação em suas produções, Dziga também ficou conhecido por desenvolver princípios fundamentais de montagem no cinema. "A man with a movie camera" teve trechos exibidos durante o curso.
[caption id="attachment_57675" align="alignleft" width="833"]

Em seguida foi a vez de Leni Riefenstahl (1902 - 2003) ganhar destaque na aula. Dela, Franthiesco exibiu trecho emblemático de "Triunfo da vontade", um filme propaganda por excelência que impõe às imagens dois objetivos: a glorificação do partido nazista e a deificação de Adolf Hitler.
[caption id="attachment_57673" align="alignleft" width="638"]

Atividade contou ainda, em sua primeira aula, entre outros destaques, com detalhes sobre a contribuição de Frank Capra (1897 - 1991) à cinematografia. O americano, que mesclava documentário e política, fez "Prelude to war", uma produção de domínio público que praticamente explicava as razões dos americanos terem entrado na guerra.
[caption id="attachment_57677" align="alignleft" width="946"]

Ao fim do curso, Franthiesco abrirá espaço para a experimentação e a ideia é que os participantes partam para a prática, no dia 29 de novembro, próxima sexta-feira. Quer saber mais sobre o assunto? Há vários títulos em nosso acervo sobre cinema e também DVDs na biblioteca.
[caption id="attachment_57679" align="alignleft" width="702"]

Notícias

Governo de São Paulo realiza 18ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura
Autores dos melhores romances de ficção receberão prêmio de R$ 200 mil. Inscrições vão até dia 18 de julho de 2025.
Postado em 04 DE junho DE 2025
SisEB é reconhecido como a melhor marca pública do mundo no iF DESIGN AWARD 2025
Prêmio internacional destaca a nova identidade visual do SisEB e reforça seu compromisso com a inovação e a acessibilidade nas bibliotecas públicas
Postado em 07 DE março DE 2025
Encontros regionais debatem políticas públicas para o livro e a leitura em SP
Agentes do setor se reúnem a partir de amanhã (11/02) para contribuir na construção do Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca. Veja como participar
Postado em 10 DE fevereiro DE 2025
BibliON recebe prêmio internacional por inovação em leitura
A iniciativa, gerida pela SP Leituras para a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, foi reconhecida pela EIFL pelo seu programa de Clubes de Leitura
Postado em 03 DE fevereiro DE 2025