Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Consultoria em biblioteca, literatura e leitura.

- A +

Folclore brasileiro é tema de brincadeira no Pintando o 7 da semana!

Postado em 26 DE agosto DE 2020
Existem muitas brincadeiras que surgiram aqui no Brasil e, hoje, vamos aprender uma delas! A "Corrida do Saci" é uma atividade recreativa, ideal para realizar ao ar livre ou em locais com bastante espaço. Diversão garantida! O objetivo de ultrapassar a linha de chegada antes do seu adversário, porém, traz um desafio interessante: lembre-se que o saci tem um jeito diferente de andar e correr!


Passo 1


Determine o lugar para brincar! Escolha um espaço onde seja possível correr de uma distância à outra. Esse local pode ser o quintal, sala ou quarto da sua casa. Só lembre-se de afastar móveis e obstáculos do caminho.


Passo 2


Sinalize a brincadeira! Marque os pontos de partida e chegada. Você pode usar uma vassoura, rodo, corda ou traço com giz para sinalizar esse espaço.


 inicio chao


Passo 3


Iniciando a brincadeira! Você e o seu parceiro de brincadeira devem ficar em pé, equilibrando em uma perna só, atrás da linha de partida, imitando o Saci.


partida 1


Passo 4


Disputa! Um mediador deve avisar, com um som ou sinal, que a partida começou. Os participantes seguirão, então, o trajeto combinado, pulando com “uma perna só”. Durante o percurso, não é permitido encostar a outra perna no chão.


 meio 1Passo 5


Chegada! Vence quem passar primeiro a linha de chegada imitando o Saci e equilibrando-se em uma perna só.




chegada



Compartilhe com a gente, em fotos e vídeos, como foi a brincadeira por aí! É só publicar nas redes sociais, usando as hashtags #culturaemcasa e #BVL.
Importante lembrar que a BVL está com atividades presenciais suspensas. Para mais informações, acesse nossas redes sociais.


Gostou? Complete o dia de brincadeira com uma boa história. Os contadores, Lili Flor e Paulo Pixu, compartilharam com a gente no programa "Na minha casa cabe o mundo inteiro" um conto brasileiro. Assista aqui!