Flip homenageia Mário de Andrade
Postado em 27 DE janeiro DE 2015A 13ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) homenageia o poeta e escritor paulista Mário de Andrade (1893-1945), celebrando os 70 anos de sua morte. O evento ocorre de 1º a 5 de julho deste ano.
Mário de Andrade foi um dos mais notórios autores brasileiros, um dos precursores do modernismo no Brasil e da Semana de Arte Moderna de 1922. Tratou de literatura, música, cultura popular, cultura indígena e identidade nacional.
Segundo o curador da Flip 2015, Paulo Werneck, “Mário é um autor para o Brasil do século 21, com vida e obra a serem redescobertas, rediscutidas, postas em debate.”
A homenagem prevê, entre outras ações, uma conferência de abertura, mesas sobre o autor na programação principal e na FlipMais, além de uma exposição.
Entre as obras de destaque, é possível citar Pauliceia desvairada (1922), A escrava que não é Isaura (1925) e Amar, verbo intransitivo (1927).
Mas foi com Macunaíma (1928), considerada sua maior obra, que Mário rompeu os limites estéticos. O livro trata de um anti-herói, que é índio e preguiçoso, e viaja para São Paulo para conhecer a grande cidade e a modernidade.
Conheça as obras de Mário de Andrade na BSP e BVL:
Macunaíma
Por falta de editora, a tiragem do romance foi de apenas 800 exemplares, mas o livro foi festejado pela crítica modernista por sua inovação narrativa e de linguagem.
Será o Benedito!
Sexto volume da coleção Dedinho de prosa, a crônica Será o Benedito!, é ilustrada por Odilon Moraes.
Por que ler Mário de Andrade
(Autora: Maria Augusta Fonseca)
Fazer um retrato de Mário de Andrade e abordar sua obra é correr um risco e empreender uma ousadia. Esta é a meta deste livro, que realiza uma cuidadosa pesquisa.
Notícias

SP Leituras estará presente na 26ª Bienal Internacional do Livro
O destaque do estande será a BibliON, a biblioteca digital gratuita do estado de São Paulo, gerida pela instituição
Postado em 01 DE julho DE 2022
A SP Leituras faz 12 anos e nossa comunidade não para de crescer…
Nossa proposta é acolher a diversidade, promover a cidadania e transformar vidas.
Postado em 23 DE junho DE 2022
SP Leituras lança biblioteca pública digital com 15 mil títulos
A plataforma BibliON irá se conectar com mais de 330 bibliotecas públicas, de 240 cidades, para promover a capacitação e garantir o direito à leitura e ao conhecimento em todo o Estado
Postado em 10 DE junho DE 2022
Série de vídeos da SP Leituras ganha prêmio na Itália
A Associação Italiana de Bibliotecas (AIB) premiou a produção Bibliotecas Fantásticas da SP Leituras, que aborda o conceito de biblioteca viva.
Postado em 23 DE maio DE 2022